DestaqueGeralNoticiasSaúde

Confirmado 3º caso de sarampo e Piauí entra para lista de estados com surto da doença

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma jovem de 21 anos que mora em São Paulo e veio passar uns dias no Piauí apresentou os sintomas e recebeu a confirmação.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou o terceiro caso de sarampo no estado. Segundo a Sesapi, uma jovem de 21 anos que mora em São Paulo e veio passar uns dias em Lagoa de São Francisco, município distante 193 km ao Norte de Teresina, apresentou os sintomas e recebeu a confirmação do diagnóstico da doença. O número de casos com suspeita é 15. O Piauí é um dos 16 estados com surto ativo de sarampo.

A Sesapi ressalta que, assim como os outros dois casos, o terceiro é importado, que a pessoa foi contaminada em outro estado. O primeiro caso foi confirmado em julho na cidade de Campo Grande do Piauí. A paciente, uma criança de um ano, foi infectada pelo vírus durante viagem a São Paulo.

segundo caso foi confirmado no dia 2 de setembro, em Teresina. O paciente é um homem com mais de 50 anos de idade, que também teria sido infectado pelo vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.

Contaminação e sintomas

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1

As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral. A cada 100 mil habitantes, 52 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo.

A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos. Neste ano, foram confirmados quatro óbitos por sarampo: três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade; e um óbito em um indivíduo de 42 anos. Nenhum dos quatro casos eram vacinados contra a doença.

Dentre os sintomas da doença estão: manchas no corpo, febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. Além do risco de morte, a doença pode deixar sequelas graves. A transmissão do vírus do sarampo é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas e expelidas pelo doente.

Vacinação

Imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral — Foto: Divulgação/SESImunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral — Foto: Divulgação/SES

Imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral — Foto: Divulgação/SES

A imunização do sarampo é realizada com a vacina Tríplice Viral. Os interessados podem buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a dose.

A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, e aos 15 meses aconteça a aplicação da segunda dose da vacina. Pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar