DestaqueGeralNoticiasSaúde

Diretor do Hospital Natan Portela alerta: “Após primeira morte, fiquem em casa”

O médico pede que a população fique em casa e proteja seus entes queridos.

O diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, José Noronha, médico infectologista, fez um apelo à população piauiense após a primeira morte por coronavírus no Piauí. O médico pede que a população fique em casa e proteja seus entes queridos.

O número de casos de piauienses infectados com o novo coronavírus, o Covid-19, subiu. Segundo os dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Piauí, divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, nove casos foram registrados em Teresina, 1 em Parnaíba, e 1 em São José do Divido, que vitimou o prefeito da cidade.

“Desde que nós criamos esse protocolo nós saberíamos que esse dia chegaria. O quê que a gente pede neste momento, isso não muda os protocolos estabelecidos, isso não muda toda programação da rede de assistência a saúde. Agora, a gente faz um apelo à população: fiquem em casa. Mantenha as medidas de isolamento social. Fiquem em casa, se protejam, protejam seus idosos, protejam seus filhos, protejam nossos profissionais de saúde que estão aqui trabalhando por vocês da população. Quem teve contato com os pacientes positivos e não estão com sintomas gripais, fiquem em casa, isolados, para observa se vão aparecer sintomas ou não. Quem está com sintomas gripais também fique em casa de repouso, se hidrate, em isolamento familiar e domiciliar. Caso tenha febre persistente por mais de 24 horas, associada ou não a dispneia, procure o serviço de saúde”, destacou José Noronha através do vídeo abaixo. 

PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

O governador Wellington Dias e a Sesapi confirmaram, na manhã deste sábado (28/03), a primeira morte por coronavírus no Piauí. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, o Antônio Felícia, 57 anos, que era diabético e teria sido infectado por uma pessoa na cidade de Parnaíba, litoral piauiense. Outros 15 funcionários do município que tem pouco mais de 5 mil habitantes estão em quarentena.

Prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (Foto: Divulgação)

O prefeito estaria com sintomas, como tosse, deste o dia 25 de março. Nesse período, continuou atuando como gestor e teve contato com inúmeras pessoas. Em entrevista ao OitoMeia, o vice-prefeito Assis informou que ele apresentava estar “mole” e com “pouco ânimo”, mas que achava que era apenas uma gripe ou no máximo que estaria com dengue.

FONTE: Viagora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar