DestaqueNoticiasPolítica

Partido Novo realiza evento sobre a plataforma Custo Piauí, em Picos

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores .

O Partido  Novo  realizou no município de Picos, na última quinta-feira (10) um evento para apresentação da plataforma Custo Piauí. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores .

O idealizador da plataforma Custo Piauí, o Advogado André Portela, esclarece que esse projeto consiste em disponibilizar de forma fácil, rápido e até mesmo didático o uso do  dinheiro para os representeante da sociedade.

” É uma forma que a sociedade tem de realmente fiscalizar o uso dos recursos público, então a ideia é prestar informações suficiente para que a sociedade possa exercer o papel essencial na fiscalização dos recurso públicos. Exite vários novos projetos pessoais que está sendo organizado[…], temos grandes representantes aqui em Picos e de outras cidades , outros estados, e nós visamos as cidades do Piaui , nos estados do piauí e como alguns poderes legislativo , justiças e prefeitura dos Estados Piauiense “, comentou .

André Portela

André Portela, explica sobre a ferramenta da plataforma. “É uma ferramenta que tem dificuldade de encontrar as informações, mas  você consegue encontrar as informações , contém a forma didática . Na Câmara de vereadores de Teresina dá pra saber qual vereador gasta mais ,quem gasta menos , qual  gasta mais com assessoria de comunicação, com assessoria jurídica os que gasta menos e dessa forma ajuda a sociedade entender os gatos”, pontuou.

Questionado sobre a participação da sociedade ele expressa sua alegria da participação do povo. ” Nós ficamos
muito felizes que a sociedade está mais enjangadas, as pessoas querem saber , as pessoas estão buscando  mais informações, e acho  que está acontecendo também na sociedade, no Brasil como todo. A população está participando mais desse processo politico […]. Estão fiscalizando os seus representantes ,  seus bairros, e ruas […]”, informou André Portela.

O coordenador do núcleo do Partido Novo em Picos, Mauricio Sousa, comenta que desde o começo estava querendo trazer André portela de Teresina para Picos, para falar dessa plataforma.

“O partido Novo tenta trazer para a sociedade Brasileira a ideia que o cidadão precisa tomar a frente , precisa parar de simplesmente reclamar dos políticos e partir para ação, fazer alguma coisa na prática e que ajude a transformar o ambiente político e a qualidade do serviço  . Então o cidadão tem que participar. E foi o que André no começo do ano passado la em Teresina criou um sistema em que permite o cidadão comum a fiscalizar ações do gestor público, essa atitude e iniciativa de participação do cidadão, é o que o Partido Novo quer trazer para sociedade e inclusive desde o começo do ano eu já vinha fazendo questão de trazer ele para mostrar um pouco ao cidadão picoense como eles  podem participar de fato na pratica”[…], informou .

Mauricio Sousa

Mauricio Sousa, comenta da resistência por parte de alguns. ” Costuma acontecer alguma resistências, mas espero que em Picos isso não aconteça. O objetivo principal não é encontrar irregularidade, o objetivo principal é permitir que o cidadão fiscalize com mais facilidade, e fazer com que o gestor  saibam que eles precisam economizar o máximo possível o dinheiro que nós passamos para o governo” […], falou.

“Estamos trazendo alguém que tenha a iniciativa de fazer algo que nós chamamos de Controle Social da Gestão Pública, e precisa que o cidadão se aproxime das iniciativas do Partido Novo, por isso estamos tentando fazer isso aqui em Picos . Já tem muitos anos um trabalho social, já faz um trabalho semelhante ao Custo Piauí em Teresina. A partir do ano que vem aqui em Picos precisamos que o cidadão busquem essa iniciativa e procurem contribuir com elas e se  possível contribuir de varias maneiras como voluntários, ou como financiadores. Eu sou um dos financiadores por que acredito no projeto”, concluiu Mauricio Sousa.

 

 

FONTE: R1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar