BrasilDestaqueEducaçãoGeralNoticias

Enem aplica provas de matemática e ciências da natureza neste domingo

Dessa vez, eles terão cinco horas para responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 voltam aos locais de prova para o segundo e último dia de provas neste domingo (10). Dessa vez, eles terão cinco horas para responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h de Brasília; a aplicação começa às 13h30 e termina às 18h30. As informações são do G1.

Confira abaixo os horários do Enem, o que pode e não pode levar e como foi o primeiro dia de provas:

Horários do Enem (hora de Brasília)

duração da prova: 5h

12h: abertura dos portões

13h: fechamento dos portões

13h30: início das provas

15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões

18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões

18h30: término das provas

Crédito: Ana Carolina Moreira/G1

Como o Enem será aplicado em quatro fusos horários diferentes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os estudantes fiquem de olho nos horários locais de fechamento dos portões, caso não estejam no mesmo fuso de Brasília.

No primeiro dia de provas, realizado no último domingo (3), dos 5,09 milhões de candidatos inscritos, 3,9 milhões fizeram o exame – o que representa um índice de abstenção de 23%, o mais baixo da história do Enem.

Crédito: Celso Tavares/G1

O que pode ou não pode levar no Enem

Esta edição do exame veio com uma regra extra: se qualquer aparelho eletrônico fizer barulho, o candidato será eliminado. Isso significa que os celulares deverão ficar desligados e com alarmes desativados, mesmo dentro dos envelopes lacrados.

Há itens OBRIGATÓRIOS e outros que são PROIBIDOS. Veja abaixo quais são:

OBRIGATÓRIO: A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente.

OBRIGATÓRIO: O acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

PROIBIDO: Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

PROIBIDO: Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

PROIBIDO: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar