DestaqueGeralNoticiasSaúde

Sesapi investiga 1º caso de sarampo com origem no Piauí

Esse oitavo caso investigado tem como paciente um bebê de nove meses, que mora na cidade de Lagoa do Sítio, a 242 km de Teresina.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investigando  se o oitavo caso confirmado para sarampo no Piauí pode ser autóctone, originado no próprio estado, já que os outros sete foram originados em outros Estados.

Esse oitavo caso investigado tem como paciente um bebê de nove meses, que mora na cidade de Lagoa do Sítio, a 242 km de Teresina.

A coordenadora estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, informou que o caso de sarampo do bebê foi notificado na quinta-feira (07).

“A suspeita desse ser o primeiro caso autóctone acontece porque o bebê não se ausentou do município e não recebeu visitas. O o município em que o bebê reside com a família foi um dos primeiros a ter casos importados da doença confirmados. Os oito casos confirmados fazem parte dos 33 que estão em notificação no estado; os demais continuam em investigação”, falou Amélia Costa.

Os resultados dos exames no serão divulgados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém do Pará, que coleta material de toda a região Nordeste. Inclusive, a análise do material do bebê de Lagoa do Sítio para saber se o caso é importado ou autóctone está no IEC.

O Ministério da Saúde explica que o  sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar