DestaqueEducaçãoNoticiasRegião

Oeiras conquista o 1° lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

O índice avaliou 4.909 municípios em todo o país, analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

Oeiras conquistou o 1° lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2019. Com nota 5,5, Oeiras supera a média nacional (4,7) e piauiense (4,9) e apresenta um crescimento 1,9 pontos desde quando o indicador foi divulgado pela primeira vez, em 2015. O índice avaliou 4.909 municípios em todo o país, analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes educacionais do município – rede estadual, municipal e privada -, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar, e identifica quanto cada cidade ou Estado contribui para o sucesso educacional dos seus cidadãos.

O IOEB é um índice único para cada localidade (município ou Estado) formado pela relação entre os resultados educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e taxa líquida de matrícula do Ensino Médio; insumos educacionais: escolaridade dos professores, experiência dos diretores, número de horas-aula por dia, taxa de atendimento na educação infantil; e escolaridade média dos pais.

O indicador é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a consultoria METAS Sociais e apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura e Humanize.

Confira os resultados em http://ioeb.org.br/

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar