DestaqueGeralNoticias

Covid: Ministro e governadores traçam estratégia para vacinar 1 milhão de pessoas por dia

A reunião contou com a participação de quase todos os governadores do Brasil, além de integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema vacina do Fórum Nacional de Governadores, governador Wellington Dias (PT), em reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na sexta-feira (26), cobrou que o Governo Federal assuma a coordenação nacional do combate ao coronavírus no Brasil. Wellington Dias defende uma estratégia integrada para o Brasil vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19.

A reunião contou com a participação de quase todos os governadores do Brasil, além de integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). “Essa foi a primeira reunião do Fórum dos Governadores com o novo ministro. “Acertamos uma estratégia e um compromisso de trabalhar conjuntamente, de forma integrada. Ao mesmo tempo, ter como pauta SOS o tema da vacina para mais vacinação. Um cronograma. Será feita a revisão para garantia de entregar toda semana, do (Instituto) Butantan, da Fiocruz e de outras vacinas”, diz Wellington Dias.

De acordo com o Governo do Piauí, “os gestores reiteraram a necessidade de uma imunização em massa e celeridade em ampliar o Plano Nacional de Vacinação”.

Wellington dias reforçou que “um dos nossos objetivos é que na próxima semana possamos chegar a vacinar 1 milhão de pessoas por dia, como prometeu o ministro”.

No encontro, os gestores entraram em consenso sobre a importância de tomar decisões de interesse coletivo, pautadas em estudos científicos, diz o Governo do Piauí.

Além disso, os govenadores reivindicaram que o Governo Federal acelere a distribuição de vacinas, a disponibilização de novos leitos da UTIs e o auxílio financeiro às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

“Pedimos ainda que o ministro interceda na elaboração de um plano de controle sanitário nos aeroportos, principalmente dos voos internacionais, com regras de quarentena, para evitar a circulação do vírus pelo país”, acrescenta Wellington Dias.

Foto: Regis Falcão/Governo do Piauí

 

Cidade Verde (com informações do Governo do Piauí)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar