DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Volta às aulas na rede estadual piauiense tem baixa adesão por parte de estudantes

Estima-se que até a sexta-feira (23) cerca de 70 escolas retornarão às aulas presenciais; Seduc afirma que aulas no modelo remoto continuarão para todas as séries

Após sete meses de aulas remotas, as escolas públicas e privadas do Estado do Piauí já possuem a liberação para retornar ao ensino presencial para estudantes do 3º ano do ensino médio e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Algumas escolas já retornaram nessa terça-feira (20/10)

Das 456 escolas estaduais, a Seduc recebeu protocolos de retorno de cerca de 200 instituições. Sendo aprovados 155 para retornarem às aulas de modo presencial ainda neste mês de outubro.

ADEQUAÇÕES

Secretário de Educação, Ellen Gera. (Foto: Reprodução)

O secretário de Educação, Ellen Gera, durante visita ao CETI Raldir Cavalcante Bastos, uma das escolas que teve o protocolo aprovado, ressaltou as mudanças que a escola teve que fazer para receber os alunos.

Os alunos foram distribuídos em sala, de modo que o distanciamento fosse mantido. Salas terão entre 10 a 12 alunos, foi preparado tapetes sanitizantes por toda escola, 8 novas pias foram distribuídas, além do álcool em gel em pontos estratégicos. Com limpeza constante”, frisou Gera. 

ENSINO REMOTO

O gestor do CETI, Carlos Eduardo Soares, ressaltou que a escola atende 400 alunos do 9º ano do ensino médio e que agora irão retornar cerca de 100 alunos. Os outros irão continuar a assistir aulas de forma remota.

Gestor Carlos Eduardo Soares. (Foto: Reprodução)

“Fizemos todo o protocolo de sinalização da escola, além de uma cartilha. Fizemos treinamento com a administração e professores e seguimos preparados. Com o Enem se aproximando, esses alunos que estão de forma presencial irão passar por revisões e simulados. Contamos também com o apoio da Seduc, para os que não irão voltar com a transmissão de aulas pelo Canal Educação”, pontuou Soares. 

O gestor frisou também que durante a pandemia foram criados grupos com alunos, pais, gestão e professores, para que fosse acordado uma volta segura e responsável. “Por esses grupos, nós informamos como seria feita essa retomada, com orientações providencias para os alunos. Há muitos anos temos essa parceria com a família o que facilitou essa volta mais segura”, completou o gestor.

BAIXA ADESÃO AO ENSINO PRESENCIAL

Aluno do CETI Henrique Couto, João Vitor Cesário. (Foto: Reprodução)

Para o aluno João Vitor Cesário, do CETI Henrique Couto, a volta das aulas presenciais só trouxe benefícios para o aprendizado. “O retorno escolar foi muito bom, pois eu acredito que a aproximação com o professor torna o aprendizado mais fácil e ágil”, frisou o estudante.

A gestora do CETI HC, Djanira Alencar, pontua que antes da decisão de fazer o retorno das aulas presenciais, foi levado em conta a opinião dos alunos.

Djanira Alencar, gestora do CETI Henrique Couto. (Foto: Reprodução)

“Nós tínhamos 109 alunos de terceiro ano para voltar, então nós juntamente com a Seduc realizamos um questionário para saber quais alunos gostariam de fazer esse retorno das aulas. Foi levado em conta que estamos em pandemia, e a comorbidade dos alunos e familiares. Muitos alunos ficaram receosos para retornar, hoje contamos com 23 alunos na lista que estão aptos. Mas no primeiro dia recebemos 9 alunos na escola”, destacou a gestora. 

FONTE: Viagora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar