DestaqueGeralNoticias

PI: presos estariam comendo carne crua e bebendo água em recipiente de água sanitária, diz OAB

Pelo menos 30 familiares procuraram a Ordem para relatar os maus-tratos, no mês de agosto. Na visita feita no dia 8/10, a Comissão constatou que reivindicações anteriores não foram cumpridas

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogadas do Brasil (OAB-PI) visitou a Casa de Detenção Provisória de Altos, onde recebeu denúncia dos reeducandos de que continuam sofrendo maus-tratos dentro da prisão. Um relatório assinado pela presidente da Comissão, Conceição Carcará, no dia 8 de outubro, também aponta que reivindicações feitas em visitas anteriores não foram cumpridas. Entre elas, a queixa de que os presos eram obrigados a comer carne crua.

Presos no Piauí (Foto: João Brito Jr/OitoMeia)

“Na segunda visita que fizemos um dos presos guardou um pedaço de frango e nos mostrou. Estava com um cheiro ruim e tinha a cor de sangue”, explicou a secretária da Comissão de Direitos Humanos, Martha Santiago, ao OitoMeia, nesta segunda-feira (28/10). 

Em reportagem anterior, o OitoMeia relatou que pelo menos 30 familiares procuraram a Ordem para relatar os maus-tratos no presídio em Altos, no mês de agosto. Na visita feita no dia 8 de outubro, a comissão ouviu dos presidiários denúncias de que os detentos sofreram represálias, após denunciarem os casos de maus-tratos. Além disso, afirmaram que não receberam atendimento médico e superlotação.

ÁGUA ARMAZENADA EM EMBALAGEM DE ÁGUA SANITÁRIA

Agressões constantes e água armazenada de forma imprópria e carência de itens de higiene básica, também foram denúncias registradas no documento. Aos membros da Comissão, alguns presos também solicitaram livros.

“Há diversas relatos de agressões por parte dos agentes penitenciários com casos de deslocamento de membros do corpo como braço e maxilar”, escreveu. 

DENÚNCIA RECORRENTES

Em agosto, o advogado Mário Jorge, membro da Comissão dos Direitos Humanos, informou ao OitoMeia que  os presos estão sofrendo tortura e não podem relatar aos familiares. Segundo o advogado dos Direitos Humanos, familiares relataram que os agentes abrem a cápsula do gás e colocam o pó na comida dos presos, dedos e braços quebrados à força, tortura psicológica, uso indiscriminado de armamento de choque e de balas de borracha.

O QUE A SEJUS DIZ

OitoMeia entrou em contato com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), que afirmou através da assessoria não ter recebido nenhuma denúncia de maus-tratos na Casa de Detenção Provisória Cap. Carlos José Gomes de Assis, em Altos. Em nota, a Sejus também disse que a unidade penal possui atendimento da equipe da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), bem como cozinheiras profissionais e nutricionista para o acompanhamento das refeições feitas e servidas aos reeducandos.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar