DestaqueNoticiasPolítica

PT tem meta de eleger pelo menos 50 prefeitos no Piauí

A meta elevada mostra uma mudança na estratégia petista, que nunca deu muita bola para a eleição de prefeitos, salvo em 2016.

O PT quer sair mais fortalecido das eleições municipais deste ano, já pensando na construção de um cenário político e eleitoral mais robusto para as eleições de 2022. E já tem até meta: segundo o deputado Fábio Novo, pré-candidato da sigla à prefeitura de Teresina, o PT pretende eleger 50 prefeitos municipais em outubro.  A meta elevada mostra uma mudança na estratégia petista, que nunca deu muita bola para a eleição de prefeitos, salvo em 2016.

O PT elegeu seu primeiro prefeito no Piauí ainda em 1996. Mas a chegada de Wellington Dias ao governo do Estado na eleição de 2002 gerou a expectativa de que o partido poderia dar um grande salto. Não foi bem assim. Mesmo já no segundo mandato de Wellington como governador, o PT não rompia a barreira das duas dezenas de prefeituras, em 2008, mesmo ano em que o vice de Wellington, Wilson Martins, elegeu 40 prefeitos pelo PSB. O desempenho modesto foi mantido em 2012, ao redor de 20 prefeituras.

Em 2016, no entanto, Wellington Dias resolveu apostar mais diretamente em nomes do próprio PT, deixando parcialmente de lado a preocupação de fortalecer siglas aliadas. Na última eleição municipal, o PT saltou para 38 prefeituras – ficou atrás apenas do PP de Ciro Nogueira, que elegeu 40. Agora a expectativa é que o governador volte a fortalecer os candidatos da sigla, e aí está a meta de 50 prefeitos.

Uma das prefeituras que o partido mira com mais desejo é a de Teresina. Na capital piauiense, o PT sequer teve candidato em 2016. A avaliação é que foi um grande erro.E agora quer mais.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar