DestaqueJaicósNoticias

JAICÓS | U.E Anísio de Abreu passa a ofertar ensino integral; veja como funcionará!

A modalidade, no entanto, ainda não contempla todas as séries, já que o processo de implantação do programa é gradativo em toda a rede estadual de ensino.

A Unidade Escolar Anísio de Abreu, da rede estadual de ensino de Jaicós, traz uma importante novidade para este ano de 2020. A escola foi contemplada pelo Ministério da Educação e poderá passar a ofertar ensino integral. A modalidade, no entanto, ainda não contempla todas as séries, já que o processo de implantação do programa é gradativo em toda a rede estadual de ensino.

As matrículas da escola já estão abertas e podem ser realizadas de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 7:30 às 11:30 e de 13:30 às 17h. Serão formadas duas turmas de 1º ano, em tempo integral, com o número máximo de 35 alunos em cada, e 2º e 3º ano continuam sendo ofertados em período normal.

O diretor da escola, Francisco Valdinar, disse que a oferta da modalidade de ensino beneficiará não somente a escola, mas o município. “A Unidade Escolar Anísio de Abreu foi contemplada pelo MEC com a escola de tempo integral, em uma surpresa boa, que vai engrandecer não só o ensino da escola, mas é um benefício que vem para o município. E é uma novidade, pois aqui em Jaicós nenhuma escola oferta ainda essa modalidade”.

O período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos, além de despertarem o interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos desenvolvem mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.

O ensino integral vai além do preenchimento da manhã ou da tarde do aluno com atividades eletivas e contempla realização das tarefas escolares, acompanhamento dos estudos, oferta de lanches e refeições ao aluno, além das atividades que compõem a proposta pedagógica escolar desse tipo de educação.

Valdinar informou sobre o horário de funcionamento e as atividades a serem ofertadas. “A escola funcionará das 7 e meia às 4 e meia. O professor e todos os funcionários estarão dentro da escola todos os dias nesse horário. A carga horária será ampliada, o aluno terá mais aulas durante o dia, terão atividades esportivas e alguns projetos para serem desenvolvidos. O aluno terá sala para descanso, direito a banho na escola, almoço reforçado, lanche nos períodos da manhã e tarde”.

Alunos da zona rural podem ser atendidos e também de outros municípios, caso haja vagas. “A prioridade é para Jaicós, mas se não atingir o número máximo de alunos, há a possibilidade de atender alunos de outros municípios. O aluno do interior também pode participar. Já conversamos com a supervisora Viviane e vai ter transporte para os alunos da zona rural” destacou.

O gestor ainda disse que o ensino integral pode colaborar para aumentar o índice de aprovação dos alunos no ENEM. “Acredito que só tem a melhorar. O Anísio de Abreu já é uma instituição que vem sempre aprovando vários alunos todos os anos no Enem. Este ano já tivemos alunos aprovados na UFPI para Biologia, História, Português. Todo ano, graças a Deus, a escola tem um índice bom de aprovação nas universidades. Com o ensino em tempo integral, isso só tem a melhorar. Os pais não terão a preocupação do filho estar com tempo ocioso em casa, pois ele vai passar o dia todo na escola, sendo bem atendido, pois vamos ter uma equipe dentro da escola a todo momento para atender o aluno” falou.

Segundo Valdinar, a escola passará por melhorias estruturais. “Já temos a quadra esportiva para atividades, mas toda escola integral, quando começa a funcionar, vem as melhorias. Os banheiros serão reformados para ter vestuário, futuramente vai ser construído auditório, refeitório, sala de descanso. São várias melhorias para a escola. Entre outros fatores, a escola foi contemplada porque tem terreno para abranger esses novos espaços e porque é a escola que tem um dos melhores IDEB do município” disse.

Entre outros benefícios, a escola em tempo integral oferece orientação nos estudos e tarefas, aumenta o rendimento do aluno, oferece diversidade de atividades, proporciona tranquilidade aos pais, viabiliza e incentiva a prática de esportes, promove lazer, cultura e tecnologia, investe adequadamente o tempo, Ajuda a criar identidade e autonomia, foca as possibilidades da globalização, forma um vínculo mais forte entre os alunos na escola, leva o aluno a passar menos tempo no computador e nas redes sociais.

FONTE: Cidadesnanet

Comentários

Artigos relacionados

Fechar