CulturaDestaqueEntretenimentoNoticias

Do barro à arte| Conheça a obra do artista plástico piauiense João Borges

É formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nascido em Teresina capital do Piauí, João Borges mora na cidade de Timon no Maranhão. São  cidades separadas pelo Rio Parnaíba, rio que é  fronteira natural entre os estados do Piauí e Maranhão. É formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Os trabalhos desenvolvidos com a cerâmica se dão por um momento de reciprocidade, por uma relação de troca aonde eles também indicam e constroem caminhos. É uma interação que deva ser compreendida para  além do elemento material, pela compreensão de que o barro é um canal para o fluir das inspirações, um elemento de aspecto vivo que não deve ser contido ou finalizado em si mesmo”, diz o artista piauiense.

Em suas obras, valoriza os traços que preservam e harmonizam os aspectos da obra com os elementos de inspiração e sua realidade. Busca captar  sensações provenientes das relações cotidianas, revelando as vivências do que lhes é natural, belo e poético. Persiste  na releitura desse cotidiano, por acreditar ser ele “o óbvio que preserva  tons de descobertas”. Elas contam histórias e vivências, combinando sensações que fluem do real ao imaginário.

Foto: Reprodução

“O cenário do homem nordestino me inspira a retratar o valoroso ambiente das expressões humanas. Na construção das obras a forma, o movimento, a textura irregular são elementos que evidenciam e revelam os sentimentos refletidos pela imagem do ser adulto, do ser menino e do ser cotidiano. Com isso, pretendo sensibilizar e conduzir o homem à arte de ver e apreciar o belo que reside na natureza do comportamento. Rotineiro ou não, há sobre ele uma atmosfera de emoções que podem ser percebidas e apreciadas na simplicidade do apertar as mãos, de um meio olhar ou na intenção dos gestos que evidenciam a surpresa, o carisma, a reflexão e outras situações dispostas a ganhar sequência sob o olhar de quem encontre abrigo. Meu “discurso caboclo” propõe assim um grande dialogo, de forma que, sendo as obras dispostas desprendidamente, não exista a possibilidade de um olhar perdido ou intenções ao vento, e ainda, haverão de refletir a beleza contida na face da terra e do homem no admirável retrato de seu estado puro”, descreve João Borges em seu sítio ofical na internet.

Apreciem as obras do artista piauiense:

Textos e fotos retirados do site oficial: www.joaoborges.com

Comentários

Artigos relacionados

Fechar