NoticiasSaúde

Teste de HIV vai ser vendido em farmácias brasileiras

Foi desenvolvido pela empresa Orange Life, fabricante brasileira de teste de diagnóstico, o Action, primeiro teste para detectar a presença do vírus HIV no organismo. O teste poderá ser encontrado nas drogarias de todo o Brasil até o fim do mês, com preços que podem variar entre R$60 a R$70.

O exame é realizado através da coleta de gotas de sangue, para que seja detectada a presença ou não, de anticorpos contra o vírus HIV.  O teste é composto por uma lanceta para furar o dedo, um líquido reagente, um sachê de álcool e um tubinho para coletar o sangue. O resultado só poderá ser conferido de 15 a 20 minutos após a realização do exame.

De acordo com a Anvisa, o teste só é capaz de indicar a presença do HIV após passados 30 dias do contato com o vírus. Caso o resultado for positivo, deverá ser realizado um teste de laboratório para confirmar a presença da doença. Se o resultado for negativo, o recomendado é que o teste seja repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até completar 120 dias da primeira exposição ao vírus.

Antes, o teste para detectar a presença do vírus HIV só poderia ser realizados em laboratórios, centros de referência ou unidades de testagem móvel, na presença profissionais de saúde.

FONTE: Viagora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar