DestaqueGeralMundoNoticias

Papa Francisco doa mais de R$ 500 mil para Caritas ajudar no combate ao coronavírus

É a primeira ajuda financeira do pontífice após o problema de saúde se transformar em uma pandemia mundial

Papa Francisco fez a sua primeira doação para o combate ao coronavírus na Itália Foto: HANDOUT / AFP

CIDADE DO VATICANO – O papa Francisco doou 100 mil euros (cerca de R$ 550 mil) para a Caritas Italiana para enfrentar a epidemia do novo coronavírus na Itália. O donativo, o primeiro do pontífice para a causa, foi feito através do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. O país é um dos principais epicentros do Covid-19, que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar uma pandemia mundial.

O diretor da entidade italiana, Francesco Soddu, divulgou uma nota oficial para informar sobre a ação do Papa. Dicastério disse que a contribuição é parte do compromisso que as igrejas locais têm para garantir a “ajuda e solidariedade em favor daqueles que estão em dificuldades e em situações precárias”.

“Tal soma quer ser uma imediata expressão do sentimento de proximidade espiritual e encorajamento paterno por parte do Santo Padre para todos aqueles nos serviços essenciais que trabalham a favor dos pobres e das pessoas mais fracas e vulneráveis da nossa sociedade, que a Caritas em nível diocesano e paroquial atende cotidianamente na Itália. Em um tempo não fácil para todos nós, juntos à todas as Caritas diocesanas na Itália, nos sentimos abraçados pelo papa Francisco”, disse o diretor.

O pontífice já tomou algumas medidas de segurança para os fiéis por conta do novo coronavírus. As missas e celebrações estão sendo realizadas apenas de maneira online e a Basílica e a Praça São Pedro foram fechadas para visitação. A Itália é o segundo país do mundo mais afetado pela epidemia, com 12.462 pessoas foram contaminadas, e 827 morreram.

“Essa emergência, já difundida em toda a Itália, pede atenção e prudência, mas não pode diminuir a nossa proximidade àqueles que, sobretudo, correm o risco de serem abandonados. Mesmo quando podem prevalecer o medo e a desconfiança em relação ao próximo, a fé e a esperança em Deus – que também através de seus gestos, o papa Francisco confirma continuamente -, nós somos chamados a colocar em prática uma nova ‘fantasia da Caridade’, que nós faz sair juntos dessa crise”, disse Soddu.

FONTE: O Globo

Comentários

Artigos relacionados

Fechar