DestaqueGeralNoticias

Piauí fica fora da vacina prioritária contra a dengue

Estado não possui alta taxa de transmissão da doença e, portanto, não atende aos critérios para recebimentos das doses.

O Ministério da Saúde definiu nesta quinta-feira (25) os estados e municípios brasileiros que vão receber as doses prioritárias da vacina contra a Dengue. Ao todo, 521 cidades em 17 estados serão contempladas com as doses. O Piauí, no entanto, ficou de fora desse grupo porque, segundo o Ministério da Saúde, não se encaixa nos critérios para vacinação prioritária.

É que todas as cidades selecionadas atendem a três critérios principais: ter alta de transmissão de dengue registrada entre 2023 e 2024; ter maior predominância do sorotipo DENV-2 e possuir mais de 100 mil habitantes, ou seja, serem municípios de grande porte. Dados do próprio Ministério da Saúde apontam que o Piauí possui menos de 65 casos de Dengue a cada grupo de 100 mil habitantes, o que tira o Estado o critério de ter alta taxa de transmissão da doença e, portanto, o torna inapto a receber as doses prioritárias da vacina.

Piauí fica de fora da vacina prioritária contra a dengue - (José Cruz/Agência Brasil)José Cruz/Agência Brasil

Piauí fica de fora da vacina prioritária contra a dengue

O Portalodia.com procurou a Secretaria Estadual de Saúde para saber o quantitativo de casos de Dengue no Estado. A Sesapi informou, no entanto, que ainda não possui um boletim com dados atualizados deste ano de 2024.

Vão receber as vacinas prioritárias contra a Dengue os seguintes estados:

  • Região Norte: Acre, Amazonas, Tocantins, Roraima
  • Região Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul
  • Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo
  • Região Sul: Sant Catarina, Paraná

Confira aqui a lista de municípios que vão receber as doses prioritárias da vacina contra a Dengue.

Na Região Nordeste, apenas os Estados da Bahia, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte vão receber doses prioritárias da vacina contra a Dengue. Nesta região, as maiores taxas de hospitalização se concentram na faixa etária entre os 5 e 9 anos. Os menores números de internações por Dengue no Nordeste estão entre a população de 70 a 79 anos.

A previsão do Ministério da Saúde é de que 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas a partir de fevereiro. A definição do público-alvo e regiões prioritárias para imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.

Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde comprou o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024, o que soma 5,2 milhões de doses. A previsão é que este último lote seja entregue ao longo do ano até dezembro. Para 2025, o Governo Federal já contratou 9 milhões de doses.

Piauí fica de fora da vacina prioritária contra a dengue - (Arquivo O Dia)Arquivo O Dia

Piauí fica de fora da vacina prioritária contra a dengue

Quem pode se vacinar contra a Dengue?

A vacina contra a Dengue será disponibilizada pelo SUS. O público-alvo desta primeira fase da campanha de imunização são as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Estes receberão a vacina ainda em 2024. Vale lembrar que este está dentro da faixa de 6 a 16 anos recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por apresentar maior índice de hospitalização por Dengue, depois dos idosos.

Como funciona a vacina contra a Dengue e quais os seus efeitos?

A vacina contra a Dengue recebeu o nome de Qdenga e é produzidq por uma farmacêutica japonesa. Ela passa, agora, a integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI), que reúne todas as vacinas aplicadas pelo SUS. Também fazem parte do PNI imunizantes já conhecidos dos brasileiros como a vacina contra a Gripe e a Covid-19.

Vacina contra a Dengue começará a ser aplicada no Braasil - (Divulgação/Ministério da Saúde)Divulgação/Ministério da Saúde

Vacina contra a Dengue começará a ser aplicada no Braasil

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante será aplicado em um esquema de duas doses com intervalos de três meses entre as aplicações.

Estudos clínicos mostram que a Qdenga pode apresentar reações leves e/ou moderadas que duram de um a três dias. Estas reações, no entanto, não tornam o imunizante contraindicado se aplicado no público correto. Estes efeitos colaterais incluem: dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local da injeção, mal-estar, fraqueza e febre.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar