DestaqueGeralNoticias

Funerárias mudam rotinas de velórios durante pandemia do coronavírus

O Piauí não registra nenhuma morte por coronavírus. São seis casos confirmados e 148 sendo investigados, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Em tempos de coronavírus, há também mudanças nos procedimentos das funerárias sobre os velórios, autopsias e nas despedidas com os entes queridos. A ordem é evitar aglomeração.

O Piauí não registra nenhuma morte por coronavírus. São seis casos confirmados e 148 sendo investigados, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

As funerárias mantém os atendimentos, mas algumas  suspenderam os velórios nas dependências e outras restringiram os acessos e reduziram para menos de 2 horas os atos fúnebres.

O proprietário da Lótus, Roberto Tajra Melo Filho, informou que a funerária segue orientações da Anvisa. Por medidas de prevenção suspendeu os velórios nas capelas e adotou todas medidas de proteção para os funcionários.

“A Lótus continua atendendo, mas os casos suspeitos de coronavírus, os óbitos com insuficiência respiratória e pneumonia orientamos as famílias para seguirem direto para o sepultamento. Estamos tratando esses casos de insuficiência respiratória como suspeitos. É melhor prevenir e não ariscar”, disse Roberto Tajra.

A maioria das funerárias estão seguindo o mesmo procedimento. Algumas empresas estão restringindo o acesso ao velório a dez pessoas e exigem que os presentes fiquem distantes em 1,5 metro.

A direção da Pax União está orientando que em caso de confirmação para a Covid-19 as famílias façam a cremação do corpo.

“Orientamos o afastamento mínimo de 1 metro entre os participantes e que o processo de sepultamento seja o mais rápido  possível (máximo 1h30 para velório, celebração e sepultamento). Pedimos ainda que priorize a utilização do espaço aberto para todas as cerimônias no cemitério”, informou a Pax União.

As funerárias, nos últimos dias estão sendo vítimas de fake-news, e repudiam as informações inverídicas. As empresas garantem que utilizam todos os equipamentos de proteção a infectante.

Equipamentos exigido pela Anvisa

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar