DestaqueNoticiasRegião

Ministério da Saúde reabilita mais 25 leitos para o interior do Piauí

Cabe indicar que na decisão do Supremo pela habilitação,  a ministra sinalizou que não é "cientificamente defensável" diminuir a quantidade de leitos num momento de alta no número de casos.

Depois de ter habilitado recursos para 20 leitos de terapia intensiva em Teresina, o Ministério da Saúde, ainda sob a tutela do coronel Eduardo Pazuello, publicou portaria em que libera os proventos para mais 25 leitos no Piauí, desta vez para o interior, mais especificamente Parnaíba e Picos.

Neste sentido, para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, o valor habilitado foi de R$ 960 mil para 20 leitos de terapia intensiva, enquanto para Parnaíba, o montante liberado foi de R$ 240 mil para cinco leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. O número ainda é inferior ao detalhado na decisão do Supremo Tribunal Federal, que obriga a habilitação de 278 leitos. Indicativos similares têm sido apontados para outros entes federativos.

Ministério da Saúde reabilita mais 25 leitos para o interior do Piauí (Foto: Rogério Santana)

“É de se exigir do Governo Federal que suas ações sejam respaldadas por critérios técnicos e científicos, e que sejam implantadas, as políticas públicas, a partir de atos administrativos lógicos e coerentes. E não é lógica nem coerente, ou cientificamente defensável, a diminuição do número de leitos de UTI em um momento desafiador da pandemia, justamente quando constatado um incremento das mortes e das internações hospitalares.”

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar