DestaqueGeralNoticias

Justiça determina formatura de 15 alunos de enfermagem da Uespi para atuar no combate ao coronavírus

Universidade Estadual do Piauí sejam diplomados em caráter de urgência dentro de 24 horas. Decisões semelhantes ocorreram com estudantes de medicina e de enfermagem de quatro instituições de Teresina.

A Justiça do Piauí determinou que 15 estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí sejam diplomados em caráter de urgência dentro de 24 horas. A decisão veio após uma ação conjunta realizada pelos estudantes. Decisões semelhantes ocorreram com estudantes de medicina e de enfermagem de quatro instituições de Teresina, entre elas a Uespi.

A decisão foi assinada pelo juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina neste sábado (4). A instituição tem deve antecipar a formatura dos estudantes sob pena de multa de R$ 10 mil. Os estudantes deverão receber os diplomas para realizar seus registros no Conselho Regional de Enfermagem e assim poderem se inscrever em vagas de chamamento público.

Os estudantes são aluno do 10º período de enfermagem, o último do curso e, segundo a decisão, teriam concluído a carga horária mínima estipulada pelo Ministério da Educação.

Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Gustavo Almeida/G1Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Gustavo Almeida/G1

Tribunal de Justiça do Piauí — Foto: Gustavo Almeida/G1

A decisão considera a urgência por profissionais de saúde causada pela pandemia do coronavírus, e a carência de enfermeiros no sistema de saúde do Piauí. “É fato notório e sabido que a grave situação de saúde pública pela qual todos os países do mundo estão passando, em razão do vírus COVID-19, determinou a adoção de diversas medidas extremas”, diz a decisão.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar