DestaqueGeralNoticias

Em uma semana, Piauí já registra mais duas mortes por covid; COE estuda novas medidas

A Sesapi informou que na primeira semana deste ano foram notificados 249 casos de covid. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Na primeira semana de 2024, o Piauí já registra mais duas mortes por covid, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Mês passado, a Sesapi investigava três óbitos, subindo para cinco o número de mortes no estado. Integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais) estudam a possibilidade de novas medidas.

Em dezembro, o COE voltou a recomendar uso de máscara e vacinação e o governador Rafael Fonteles  baixou decreto determinando o uso de máscaras para idosos, pacientes imunossuprimidos (com imunidade baixa) e gestantes, devido ao aumento de mortes. Na recomendação, os especialistas pediram que a população atualize a vacinação com a bivalente, considerada a quinta dose.

A Sesapi informou que na primeira semana deste ano foram notificados 249 casos de covid.

Sobre as mortes, a médica infectologista Amparo Salmito, chefe da vigilância em epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que as investigações apontam que os pacientes morreram devido as comorbidades.

“As investigações apontam que são pessoas como comorbidades. Pessoas como câncer, AVC, insuficiência cardíaca e outras doenças. Quem matou não foi a covid, foi outras doenças, mas não pode baixar a guardar e fazer a vacinação, tomar a bivalente”, disse Amparo Salmito.

“O que se percebe é que não está ocorrendo a mortalidade que acontecia no começo da pandemia, o número de casos era gigantescamente maio. Hoje a gente já considera que foi a pior pandemia que existiu no mundo, são milhões que adoeceram e morreram no mundo todo. Com a vacina, observou que houve redução drástica de caso, mas tem uma parcela que não vacina e deixa atrasar, a pessoa vacinada pode adoecer, mas não morre”.

Segundo a infectologista, os especialistas estudam as causas do aumento de covid e pode estar atribuído as  variantes ou a falta de vacinação.

Reunião do COE

Os membros do COE estão monitorando os dados da covid no estado e ocupação de leitos. N Instituto Natan Portela, dos oito leitos disponíveis, quatro deles estão ocupados com pacientes com covid.

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar