DestaqueNoticiasRegião

Projeto da UFPI leva energia solar para comunidade e beneficia agricultores em Oeiras

As placas possuem capacidade para puxar até seis mil litros de água por hora e já beneficiou seis famílias.

Projeto leva energia solar para comunidades rurais — Foto: Reprodução /TV Clube

Um projeto desenvolvido por estudantes do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) leva água a agricultores em Oeiras, município a 290 km de Teresina, através de um poço tubular que funciona por meio de placas solares.

As placas possuem capacidade para puxar até seis mil litros de água por hora e já beneficiou seis famílias, que conseguiram expandir a sua produção agrícola através do projeto. O poço já não era utilizado há três anos, pois os produtores rurais não possuíam condições de custear a energia necessária para o funcionamento dele.

O professor universitário Marcos Lira explicou que o projeto tinha como objetivo levar a energia solar para uma comunidade que já possuísse um poço para ajudar os agricultores em seu cultivo.

“O projeto nasceu quando chegou um recurso para nós e foi destinado para a aplicação da energia solar. Então, foi decidido juntar duas grandes riquezas do nosso estado: a radiação solar e os lençóis freáticos. O objetivo era levar para uma comunidade que já possuísse um poço para a instalação da placa solar“, disse.

Projeto de energia solar da UFPI ajuda a levar água para comunidades em Oeiras

“Estima-se que essa economia se dá em 70% por cento e isso é um ganho para instituição, pois com essa economia o município vai poder investir esse dinheiro em outras áreas em consequência ajuda na qualidade de ensino”, explicou a diretora da escola, Constância Rodrigues.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar