DestaqueGeralNoticias

Em 7 dias, cresce 155% número de casos de Covid-19 no Piauí

O aumento é praticamente três vezes o aumento registrado em todo o país no mesmo período: entre 9 e 16 de abril, o Brasil apresentou um aumento global de 53%.

Em apenas sete dias, o Piauí registrou um aumento de 155% no número de casos da Covid-19, a doença resultante da infecção pelo novo coronavírus. O aumento é praticamente três vezes o aumento registrado em todo o país no mesmo período: entre 9 e 16 de abril, o Brasil apresentou um aumento global de 53%.

No caso do Piauí, os dados das últimas quatro semanas mostram um crescimento sistemático, colocando o estado entre os quatro com maior evolução nos levantamentos do Ministério da Saúde nos últimos dias. O estado tinha em 19 de março apenas 6 casos, passando para 9 confirmações uma semana depois. Naquela semana, o aumento foi de 50%. Na semana seguinte (entre 26 de março e 2 de abril), o número oficial de infectados passou a 19 (aumento de 111%) e chegava a 40 (aumento de 110%) no dia 9 de abril. Nessa última semana o aumento foi ainda mais expressivo: ontem, dia 16, o estado chegou a 102 casos confirmados, o que representa um aumento de 155%. Veja gráfico acima.

No mesmo período, o Brasil teve desempenho distinto, pelo menos no que diz respeito ao número de casos gerais infectados. Na primeira semana avaliada (entre 19 e 26 de março), o país passou de 621 casos para 2.988, um aumento de 381%. Mas passou a apresentar seguida redução desde então. O registro do dia 2 de abril (8.076 casos) já significa um aumento bem menor, de 170% sobre a semana anterior

A perda de força na evolução global de casos persistiu nas semanas seguintes: em 9 de abril (com 19.943 casos), a evolução tinha baixado a 146% e, ontem (quando o Brasil chegou a 30.683 infectados) o aumento chegou a 53%. Essa sequência é distinta da verificada no Piauí, com crescimento sistemático no percentual de aumento nas últimas semanas. Ver tabela abaixo.

Vale notar que no caso do número de mortes, o Brasil tem registrado um crescimento mais forte nas últimas semanas. Já o Piauí segue com um índice menor.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar