DestaqueGeralNoticias

Governador anuncia lockdown parcial sábado e domingo e reabertura de setores dia 6

De acordo com o governador, atividades como postos de combustíveis e supermercados estarão fechadas no sábado e domingo.

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (30) a decretação de lockdown parcial no sábado (4)  e domingo (5) em todo o estado.

A medida visa reduzir a curva de transmissibilidade do coronavírus, possibilitando a retomada gradual de algumas atividades econômicas no dia 06 de julho. Wellington Dias anunciou que a Construção Civil e setores da saúde serão os primeiros a serem abertos a partir da próxima semana.

De acordo com o governador, atividades como postos de combustíveis e supermercados estarão fechadas no sábado e domingo. Funcionarão apenas as atividades consideradas essenciais. Na quinta e sexta, os serviços que estão funcionando continuam abertos, mas no sábado a restrição é maior.

“Anunciamos novas medidas de redução do número de atividades. Sábado e domingo ficarão fechadas atividades como postos de combustíveis e farmácias. Funcionarão as atividades fundamentais como saúde, segurança e comunicação”, afirmou.

O governador afirma que para a decisão do lockdown foram observadas medidas como a necessidade de redução da transmissibilidade e os números de internações por doenças respiratórias.

“Observamos a necessidade da transmissibilidade igual ou abaixo de 1. Isso leva em consideração as condições da retomada gradativa. Observamos também a curva das doenças respiratórias”, destacou.

Com relação ao número de óbitos, o governador destaca que o estado busca a estabilização. “O número de mortes de uma semana quando  comparado com o de outra semana, deve apontar estabilização e caminho de queda. Seguimos isso para adotar medidas do Pro Piauí para uma retomada segura”, destacou.

Aprovamos a divulgação e estamos adotando um regramento que tem por objetivo diminuir a transmissibilidade. Ao mesmo tempo de conforto com vagas de internação em leitos de UTI. Há o esforço para ampliar os leitos, em especial na capital e no Norte do estado. Não tivemos colapso em nenhuma região e queremos seguir assim”, afirmou.

O governador destacou a importância das medidas serem adotadas em parceria  com os 224 municípios. “É importante a participação dos gestores. Com os 224 municípios para uniformizar nossos decretos para áreas como a construção civil. Estamos publicando também o decreto para área das clínicas somando-se ao setor da saúde”, afirmou.

A partir do dia 06 de julho serão publicadas as etapas de retomada da economia.  “É uma fase nova onde vamos assegurar as pessoas muita clareza de como será o regramento. Nas oito regiões do estado, vamos fazer uma classificação de risco. É alcançar uma redução da transmissibilidade com base na medição da última semana ainda estava em nível elevado. Vamos definir com os municípios os critérios, setor varejista, educação e igrejas”, destacou.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar