DestaqueJaicósNoticias

Jaicós| Vereador Jessé Gonçalo requer a construção de cisternas na zona rural do município

Tendo como base que o Programa Cisternas é a solução para o enfrentamento da seca e dos problemas de abastecimento no semiárido brasileiro, o vereador Jessé Gonçalo da Silva (Irmão Jessé – PSC) apresentou na sessão da última sexta-feira (23), Requerimento ao Prefeito Municipal de Jaicós, ao Ministério do Desenvolvimento Rural e ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, solicitando a construção de cisternas para agricultores da zona rural do município de Jaicós.

O Vereador destacou que o Programa Cisternas, nasceu de uma demanda e parceria entre a sociedade ctvil, organizações não governamentais e o Estado. “Tenho andado em vários lares e sou procurado ainda por muitas famílias jaicoenses que nâo têm cisternas no nosso semiárido e se essas famílias nâo têm cisterna, elas nâo têm onde estocar a água. Além disso, a cisterna é um equipamento que gera Cidadania, porque é construída em comunidade, com os próprios meios. Ela tem um peso muito importante”, afirmou.

Irmão Jessé disse ainda que o programa possibilita a implantação e a melhoria da estrutura produtiva dos beneficiários, além do acúmulo de património produtivo (com a aquisição ou a ampliação dos rebanhos, além de promover o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e a produção de alimentos. As cisternas são soluções simples para captar e armazenar a água da chuva durante os períodos de seca

“Lamento que um dos principais e mais reconhecidos programas federais contra seca no semiárido sofre com cortes de verbas e tem uma previsão de redução de 95% no orçamento do próximo ano, o que ameaça inviabilizar a construção de cisternas nas zonas rurais do Nordeste.

Destacou ainda que a fila de espera por uma cisterna de primeira água destinada para consumo doméstico-, segundo a ASA (Articulação do Semiárido) entidade que reúne 3 000 organizações sociais dos nove Estados da região semiárida chega a 350 mil famílias. “Pelas razões expostas, como representante do município nesta Casa, rogo o apoio e uma resposta do Excelentíssimo Senhor Ministro do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Gasparini Terra”, finalizou.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar