DestaqueEconomiaGeralNoticias

Cerca de 5 mil servidores devem ficar sem o pagamento de dezembro

Termina hoje, 29 de novembro, o prazo final para o recadastramento dos servidores públicos, após várias ações de divulgação feitas pelo Governo. Com a última oportunidade para regularizar a situação junto ao Estado, o secretário de Administração e Previdência Franzé Silva indicou que até a terça-feira, 27, cerca de 5 mil entes ainda não haviam concretizado o processo. Esses servidores terão o contracheque de dezembro bloqueado, caso não procurem realizar a atualização nesta quarta. “Divulgamos um calendário amplo, com base na data de nascimento, para não haver congestionamentos e sempre com ampla divulgação, infelizmente alguns servidores não cumpriram sua obrigação e tivemos que fazer uma fase chamada dos remanescentes, dos retardatários, essa fase só pode ser feita presencialmente, infelizmente mesmo com essa chance a mais que estamos dando, ainda há cerca de 5 mil servidores que estão inadimplentes”, disse.

Além de ter o contracheque bloqueado, os servidores estão passíveis de enfrentarem processo administrativo, que pode acarretar na sua exclusão definitiva da folha de pagamento. “Nós temos até essa quarta para que façam a atualização cadastral, os que não se recadastraram não estarão na folha de dezembro, após isso os que não comparecerem serão notificados e será aberto processo administrativo”, frisou o secretário.

A última edição do recadastramento viabilizou uma economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos com a exclusão de 7 mil servidores inadimplentes pelo Governo do Estado. “A atualização cadastral é a continuidade de um trabalho iniciado em 2015, 2015 nós fizemos um amplo trabalho presencial coletando toda a documentação, digitalizando toda essa documentação, fazendo biometria, fotografia digital, dando confiabilidade a base de dados da principal despesa do Estado, disso nós conseguimos uma série de informações para fazer gestão de pessoas no Piauí, mas também detectamos uma série de irregularidades, ali nós retiramos da folha de pagamento 7 mil pessoas que estavam irregulares, gerando na folha de pagamento uma economia aos cofres de um valor na ordem de R$ 16 milhões e isso precisa continuar sendo trabalhado, o Governo decidiu que agora de dois em dois anos nós iremos fazer uma atualização para não deixar essa base de dados ficar defasada e vulnerável a qualquer irregularidade”, complementou.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar