NoticiasRegião

Elmano Ferrer visita o semiárido piauiense em busca de medidas contra a seca

O Nordeste brasileiro vive a pior seca dos últimos anos e, buscando soluções duradouras, o senador Elmano Ferrer (PMDB) está visitando as cidades do semiárido piauiense. De acordo com o parlamentar, os problemas da seca persistem, mas as soluções são paliativas e não resolvem o problema da população.

“Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução. Isso é um programa emergencial que não resolve a questão de forma definitiva”, avalia o senador Elmano.

Ele completa dizendo que irá somar esforços nas áreas federal, estadual e municipal em busca de soluções. “Essa foi uma viagem de natureza técnica, para que eu possa formar uma visão da região do semiárido do Piauí e também ter a oportunidade de discutir essa questão no parlamento. Por exemplo, há mais de 60 anos, eu conheci a barragem Cajazeiras, em Pio IX, e nunca tinha visto na situação em que ela se encontra agora. Hoje a barragem está com a capacidade zerada e são esses tipos de coisas que temos que buscar soluções”, conta.

Para a localidade, Elmano levantou a possibilidade de implantar uma adutora na região do Gurguéia, para captar água dos lençóis freáticos e trazer até o município de Pio IX. Assim, será realizado um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, para, então, serem levantados os recursos necessários para a execução da obra.

O parlamentar explica que a Adutora dos Sertões oferecerá água suficiente para 300 anos. O senador afirma que a ação beneficiará 51 municípios e uma população de 470 a 600 mil pessoas. “Estamos há um ano e meio trabalhando na ideia, que foi sugerida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), e já estamos com o processo licitatório em andamento para o estudo de viabilidade, porque só podemos trabalhar com execuções e custos quando sair o resultado desse estudo. Se tudo correr bem, queremos que seja um projeto de Estado e não de Governo, porque o nosso interesse é que a obra seja realizada pelos dois batalhões de engenharia de produção que tem no Piauí, nas cidades de Picos e Teresina”, declara Elmano.

No entanto, as ações emergenciais ainda devem ser realizadas. Na região de Pio IX, serão realizados o desmatamento da bacia hidráulica, onde se armazena a água; e os reparos no maciço da barragem Cajazeiras. “Esses problemas requerem uma ação emergencial. De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), o Piauí possui 35 barragens em situação de risco. Por isso, temos que nos precaver a evitar uma catástrofe”, finaliza Férrer.

Saúde

O senador Elmano Férrer aproveitou a oportunidade e visitou o Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, único na cidade de Pio IX. Ele avaliou a estrutura da Unidade de Saúde e afirmou que o local precisa de uma reforma profunda. “O município conta com 18 mil habitantes e todos são atendidos pelo hospital, então essa questão muito me interessa porque eu vi vários problemas nos municípios e o maior deles é a saúde. E saúde é vida, tem que ser tratada com respeito”, finaliza o parlamentar.

Ascom

Comentários

Artigos relacionados

Fechar