DestaqueJaicósNoticias

Usuários relatam clonagem de Whatsapp em Jaicós e região; veja como se proteger

Clonagem na verdade é o nome dado quando alguém consegue ativar o número do seu Whatsapp em outro aparelho.

Recentemente foram feitas denúncias nas redes sociais de clonagem de whatsapp em Jaicós e algumas cidades da região. Trata-se de um golpe que pode ser evitado com medidas simples. Os invasores podem pegar informações suas ou aplicar golpes em seus contatos se passando por você.

Clonagem na verdade é o nome dado quando alguém consegue ativar o número do seu Whatsapp em outro aparelho.

E isso pode acontecer de diferentes maneiras, por exemplo, quando você fornece algum código de confirmação sem perceber, quando você troca o chip sem mudar o número do whatsapp ou quando seu número é inativado.

O objetivo é, na maioria das vezes, financeiro. Os invasores se passam por você e começam a pedir informações suas ou dinheiro emprestado a conhecidos.

Por exemplo, o invasor escreve para uma prima sua, dizendo que está precisando que ela deposite R$300 para uma emergência e que vai pagar no dia seguinte. Ela, achando que é você, pode acreditar e fazer o depósito na conta bancária informada ou pagamento do boleto.

Conheça algumas formas de pegarem o seu Whatsapp

Quando alguém faz download no Whatsapp, ele imediatamente pede o contato. Quando o criminoso insere seu número no aplicativo dele, o whatsapp lhe envia a mensagem com um código de 6 números. A partir daí o criminoso vai criar uma situação para que você informe a ele esse código, seja promoção, compras e etc.

Um dos golpes mais usados são de pessoas que têm contas na OLX e Mercado Livre. O golpista vai dizer que precisa de um código enviado para seu celular para confirmar a conta. Você inocentemente informa a sequência.

Quando você não estiver utilizando um determinado chip ou quando ele for inativado pela operadora por falta de recargas, você deve tomar cuidado! Esse número inativo vai voltar para o mercado e caso alguém compre, ativará o Whatsapp com esse número. Se a pessoa for maliciosa e perceber que está recebendo mensagens de conhecidos seus, poderá utilizar golpes de empréstimos ou pagamento de boletos.

Como se proteger

Independente da forma de golpe que você sofra, existem formas de se proteger no Whatsapp.

  • Nunca forneça dados pessoais por telefone ou mensagem a quem você não conhece;
  • Se alguém entrar em contato para dizer que alguma conta sua está bloqueada ou suspensa, não forneça nenhum código recebido por SMS;
  • Caso troque de chip, modifique o número no seu Whatsapp. A opção está nas Configurações (dentro dos 3 pontinhos), no menu Conta;

A melhor ferramenta para se proteger é a Confirmação em duas etapas do Whatsapp. É uma forma do Whatsapp verificar em alguns momentos se é você quem está usando. O passo a passo é:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”;
  3. Clique em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
  4. Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
  5. Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal);
  6. Infome um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código;
  7. Toque em “Avançar”  e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.

O Whatsapp vai solicitar, de tempos em tempos, o número PIN criado por você, para que você não o esqueça. Crie essa senha associando a algo que você lembre. Caso um dia esqueça, poderá pedir recuperação. Para desativar a confirmação, use o mesmo passo a passo.

O que fazer ao ter número clonado

  • Avise todos os conhecidos, inclusive pelas redes sociais, para que ninguém seja enganado;
  • Você pode recuperá-lo desinstalando e instalando novamente o Whatsapp, pois será enviado um código de confirmação no seu celular;
  • Caso o Whatsapp solicitar um segundo código de confirmação, significa que o invasor ativou a Confirmação em Duas Etapas. Para você solicitar a recuperação desse segundo código, terá que esperar 7 dias.

POR: Daniel Gomes / Portal Noticiei

Comentários

Artigos relacionados

Fechar