DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Gildásio Guedes toma posse como reitor da UFPI após ser nomeado por Bolsonaro

Ele foi o segundo colocado na lista tríplice, definida pelo Conselho Universitário, mas acabou sendo nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na quinta-feira (19).

O professor e matemático Gildásio Guedes Fernandes tomou posse nesta sexta-feira (20) como novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O vice-reitor, professor Viriato Campelo, também foi empossado. A solenidade ocorreu no salão de festas do condomínio do novo reitor, na Zona Leste de Teresina.

Gildásio Guedes Fernandes foi o segundo colocado na lista tríplice, definida pelo Conselho Universitário, mas acabou sendo nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nessa quinta-feira (19). Ele ficará no cargo de reitor pelos próximo quatro anos, no lugar do professor José Arimatéia Lopes.

Gildásio Guedes Fernandes, novo reitor da UPFI — Foto: Reprodução/TV Clube

Gildásio Guedes Fernandes, novo reitor da UPFI — Foto: Reprodução/TV Clube

Em entrevista à TV Clube, o novo reitor falou sobre os desafios para os próximos anos, especialmente o retorno das aulas durante a pandemia do novo coronavírus.

“Nós temos muitos desafios. Um dos principais dele é o retorno das aulas, que começou na primeira quinzena de novembro. E antes, em maio, nós já sugeríamos a administração superior da atualidade que preparasse um retorno com assistência estudantil, principalmente cuidando dos estudantes que não tinham internet, computador, as condições necessárias e suficientes para o retorno das aulas. Então, o primeiro desafio é avaliar o retorno das aulas e as condições socioeconômicas de todos os alunos que estão com dificuldades”, declarou.

Perfil

Gildásio Guedes é graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Tem mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da UFPI. Atualmente na UFPI, é diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), coordenador da Universidade Aberta do Brasil UAB.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar