DestaqueNoticiasRegião

Covid-19: Picos possui a maior taxa de transmissibilidade no Piauí

A nova pesquisa sorológica sobre a Covid-19 mostra que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus em Picos é de 1,25

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus no Piauí se manteve em 0,74, é o que aponta a nova pesquisa sorológica sobre a Covid-19 encomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ao Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e realizada entre os dias 4 e 8 de agosto.

Desde o último inquérito soroepidemiológico, realizado entre os dias 15 e 18 de julho, no qual apresentou redução de 0,87 para 0,74, a taxa permaneceu no mesmo patamar, mesmo com a flexibilização das atividades econômicas, o que mostra que o Piauí teve sucesso na reabertura.

Foto: Governo do Piauí
Foto: Governo do Piauí

De acordo com o relatório, em Picos a cada 100 infectados repassavam o vírus para outras 125 pessoas. O índice é o maior do Piauí, bem acima do índice do estado que ficou em 0,74 (cada 100 infectados repassavam o vírus para outras 74 pessoas)

No entanto, de acordo com a pesquisadora responsável pelo inquérito epidemiológico do Piauí, Ester Miranda, é preciso ter cautela.

“Estamos em um ótimo caminho, mas ainda é necessário ter cautela, pois essa é uma taxa geral do estado, cada município tem uma situação diferente e alguns começaram a aumentar o índice de transmissibilidade”, explicou a doutora em Biotecnologia.

Os cinco municípios piauienses que registraram o maior índice de transmissibilidade (R0) foram:

– Picos, com 1,25;
– Uruçuí, com 1,12;
– Oeiras, com 1,08;
– Floriano, com 1,02;
– Parnaíba, com 0,85.

“O momento é de atenção redobrada para o sul do estado, intensificando o Programa Busca Ativa para rastrear os infestantes e assim diminuir o R0, além de intensificar também a fiscalização da Vigilância Sanitária nas atividades que voltaram a funcionar”, ressaltou Ester.

FONTE: Riachaonet

Comentários

Artigos relacionados

Fechar