BrasilDestaqueEconomiaGeralNoticias

Arroz e oléo 20% mais caros: entenda por que a inflação dos alimentos disparou no país

Procon já notificou atacarejos e segue monitorando situação para verificar se há prática abusiva ao consumidor. Expectativa é de que os preços continuem altos até o fim do ano

Quem está mais atento aos preços nos supermercados já percebeu que nos últimos dias houve aumento expressivo para o arroz e óleo de cozinha.

De acordo com alguns economistas, os fatores que explicam essa alta são dois: dólar alto que incentiva os produtores a aumentarem as exportações, reduzindo, assim, a oferta de produtos no mercado interno; e o auxílio emergencial, que estimulou o aumento do consumo. Foi direcionado, em grande parte, para a população mais pobre do país, que tem uma cesta de compras formada, em sua maioria, por produtos básicos, como alimentos.

Arroz e oléo no mercado, (Foto: montagem OitoMeia)

Não há, hoje, nada que indique que os preços dos alimentos vão cair substancialmente, dizem economistas. Um dos motivos é que o país está no período de entressafra das principais culturas, e a produção começa apenas no fim deste mês, com colheita prevista para o início de 2021.

Outro ponto é que o auxílio emergencial foi prorrogado até o fim do ano. Mesmo com um valor menor, de R$ 300 e com mais restrições, essa fonte de renda vai continuar pressionando os preços dos alimentos.

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar