DestaqueSaúde

Hospital Universitário deve começar atender pacientes com câncer em abril

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve iniciar o tratamento contra o câncer na primeira quinzena de abril. A informação é do secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (28). Segundo o gestor, o local está passando por adequações para iniciar o atendimento.

c139310593b63d2ebc588a734d219300

“Estamos bem avançados para deixar o HU em condições de também poder ofertar este serviço. Tivemos uma reunião para levantar as demandas e os pré-requisitos para que o Ministério da Saúde habilite o serviço. Falta uma obra de reforma do espaço para atender a quimioterapia e a previsão é que na primeira quinzena de abril estas obras sejam concluídas. A gente quer ainda em abril iniciar esse atendimento no HU”, explicou.

Segundo Francisco Costa, o HU vai oferecer cirurgias, consultas, exames e quimioterapia. Tudo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nesse primeiro momento o HU não realizará apenas a radioterapia. O ministro da saúde Marcelo Castro está viabilizando recurso para aquisição de um equipamento que falta”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, o Hospital São Marcos continuará atendendo pacientes de câncer também pelo SUS. “O que vai acontecer é uma ampliação de um serviço. O hospital São Marcos continua, vamos ter mais vagas no HU”, destaca.

O gestor ressaltou ainda que o próximo passo é levar o atendimento de câncer para as regiões Norte e Sul do Piauí. “A proposta que tem se desenhado desde 2015 é esse processo de regionalização da saúde de modo geral e a problemática do câncer realmente é uma das que também aflige muito a população piauiense. Deste modo, buscamos fazer dentro do nosso plano de expansão e descentralização, o tratamento do câncer para que pudéssemos ter tanto na região Norte, como na região Sul. Com o apoio do ministro Marcelo Castro conseguimos viabilizar em Parnaíba, agora queremos levar para a região Sul”, finalizou.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar