DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Aulas presenciais do ensino fundamental e infantil só após vacina, aprova COE

Segundo o parecer do COE, as crianças e jovens têm papel relevante na disseminação de doenças respiratórias.

O Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE) deliberou em reunião realizada no dia 10 de setembro, que berçários, creches, educação infantil, ensino fundamental e as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio devem permanecer com suas atividades presenciais suspensas em 2020. O retorno às salas de aula só deverá ocorrer após a disponibilização de vacinas, ou seja, em 2021, como preveem os testes realizados até o momento. O Cidadeverde.com teve acesso a ata da reunião.

Segundo o parecer do COE, as crianças e jovens têm papel relevante na disseminação de doenças respiratórias. “Soma-se a este fato, o aumento do risco de desenvolvimento da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, temporariamente associada à COVID-19. Existem pelo menos 07 casos confirmados no estado do Piauí e outros estão em investigação”, informa o comitê.

Ainda de acordo com o COE, “deve-se levar em consideração a inviabilidade de montagem de um sistema efetivo de testagens periódicas e rastreamento de contatos para toda rede de alunos, docentes e trabalhadores”.

O Comitê diz ainda que não há contestação quanto aos prejuízos em relação ao aproveitamento acadêmico e à saúde mental dos estudantes. “No entanto, em uma pandemia, o bem comum é a prioridade, já que as estatísticas apontam uma segunda onda da doença prevista para os próximos meses. O retorno presencial deverá ocorrer apenas após a disponibilização de vacinas”, afirma o parecer.

3º ano volta no dia 22

No mesmo documento, o COE informa que a reunião do dia 10 deliberou pela autorização das atividades educacionais presenciais somente para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, assim como, para estudantes de turmas “Pré ENEM”. Isso representa a circulação de 75 mil pessoas entre estudantes, professores e trabalhadores da Educação.

Nível superior só em 2021

O COE deliberou ainda que o nível superior de ensino, assim como cursos, palestras, simpósios, congressos, preparatórios para concursos devem permanecer em EAD ou por meios virtuais, remotos. A retomada presencial só ocorrerá no ano de 2021.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar