DestaqueGeralNoticias

Piauienses realizam marcha contra corrupção e vão vistoriar projetos do governo

Nesta terça-feira (17/07), teve início a 16ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida. Durante o percusso de 320 km e 20 dias de caminhada, o objetivo será cobrar a efetivação dos Planos de Governo dos prefeitos eleitos, tendo como base informações disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Eles vão percorrer, além de Teresina, os municípios de Picos, Dom Expedito, Ipiranga, Inhuma, Valença, Elesbão Veloso, Passagem Franca, Barro Duro, Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

Na edição 2018, a Marcha tem como tema “fortalecendo a ética nossa de cada dia”. Neste sentido, buscará despertar a sociedade para refletir o comportamento pessoal de cada um. De acordo com Arimateia Dantas, pequenos desvios abrem e fazem o caminho da corrupção, pois “O comportamento pessoal influi no global”, destacou à reportagem.

Em entrevista ao OitoMeia, o coordenador também discorreu sobre o levantamento feito pelo portal G1 à respeito das promessas feitas pelo governador Wellington Dias (PT) em entrevistas, debates e no Registro de Programa de Governo junto ao TRE. De acordo com a pesquisa, em três anos e meio de mandato, o governo do Piauí conseguiu concluir apenas quatro das promessas feitas pelo governador: das 25 promessas feitas, nove ainda não foram cumpridas e 12 ainda estão em andamento.

“Com o projeto, nós pretendemos levantar um feedback dos gestores em relação ao porque dessas obras do programa de governo não estarem sendo devidamente cumpridos. No momento estamos em um processo de conhecimento e avaliação da situação das cidades. Essa é uma resposta com a qual pretendemos retornar ao final da Marcha”, declarou Arimateia Dantas.

A senadora do Piauí Regina Sousa (PT) marcou presença na Marcha Contra a Corrupção e conversou com o OitoMeia. “A Marcha é um instrumento de resistência que existe a muito tempo. É uma teimosia, como gosto de chamar. Sempre que uma Marchar é organizada faço questão de estar presente pois julgo ser muito importante, ela é um instrumento de resistência e denúncia que não podemos morrer”, declarou a senadora.

Senadora Regina Sousa marcou presença na Marcha Contra a Corrupção Pela Vida no Piauí (Foto: Paula Sampaio)

Dantas pontuou que ao final da Marcha Contra à Corrupção, um check list das obras do programa de governo de cada município será realizado com o objetivo de alertar a população e promover debates à respeito da corrupção e do caráter ético dos gestores públicos por par população. “Comprovada a inaplicabilidade do plano de governo, a sociedade começa a ver caráter ético dos gestores”, finalizou.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar