DestaqueGeralNoticias

Governo do Piauí promete mutirão de cataratas com quase 30 mil cirurgias em todo o estado

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde

Nesta segunda-feira (1º), o governador Rafael Fonteles anunciou o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, contemplando os 224 municípios.

A catarata é uma lesão que acomete os olhos, deixando a visão do paciente opaca. É causada principalmente em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

Consultas realizadas foram agendadas no Gestor Saúde para consultas de oftalmologia/catarata (Foto: Reprodução)

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes de todos os municípios do território de saúde da região.

Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar