DestaqueNoticiasRegião

Covid: UTIs do HU e de São Raimundo Nonato estão 100% ocupadas

A ocupação dos leitos foi confirmada em boletim da Sesapi neste domingo (25).

Todos os leitos UTI Covid-19 do Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato, e do Hospital Universitário em Teresina estão 100% ocupados por pacientes. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) registra em todo o Piauí 2.352 mortes e 110.278 casos confirmados da doença. A ocupação dos leitos foi confirmada em boletim da Sesapi neste domingo (25).

Na próxima quinta-feira (29), o hospital de São Raimundo Nonato poderá completar 15 dias consecutivos com todos os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) ocupados caso não ocorra alta médica sem nova internação. Por conda pandemia, os leitos de UTI foram transferidos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

A enfermeira urgentista, Nilvânia Nascimento, responsável pela UPA, relata que, atualmente, a maioria dos leitos de UTI Covid-19 são ocupados por pessoas jovens.  O hospital possui 15 leitos UTI Covid-19, todos ocupados, e 20 leitos clínicos, desses apenas sete estão com pacientes.

No dia 19 de outubro, o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que a UTI Covid-19 do hospital estava 100% ocupada. No dia seguinte, a Sesapi confirmou a alta médica de três pacientes.  No boletim de domingo (25), a UTI Covid-19 continua com 100% de ocupação.

“Na semana passada nós tivemos três altas, mas os leitos foram ocupados no mesmo dia. É saindo e entrando paciente”, comenta. Após o aumento do número de casos na cidade, com o início das atividades políticas com foco nas Eleições Municipais, algumas medidas foram adotadas pela Justiça Eleitoral para evitar a aglomeração, como a suspensão por 20 dias das campanhas eleitorais.

“As medidas restritivas serão melhor acompanhadas a partir da próxima quinta-feira, que é quando realmente vamos perceber ou não uma redução (de ocupação de leitos). Antes de 15 dias não dá para avaliar porque os pacientes, que agora estão na fase aguda da doença, chegaram aqui antes do período de proibição dos eventos políticos”, diz a coordenadora.

A enfermeira ressalta que as testagens continuam na cidade, assim como as campanhas de prevenção ao novo coronavírus. O posto de saúde do aeroporto, que fica próximo a UPA, faz a triagem de casos suspeitos. Dependendo do estado de saúde do paciente, ele é encaminhado para a UPA.  O posto funciona das 7h às 17h.

HU

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, “o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que os 12 leitos que atualmente disponibiliza à Rede SUS para assistência a pacientes acometidos pela Covid-19 estão ocupados”.

O HU possui sete leitos UTI Covid e cinco leitos clínicos Covid, sendo que todos os 12 leitos estão ocupados.

“O HU-UFPI reafirma seu compromisso de continuar atuando em prol da saúde pública e contribuir com as ações relativas ao enfrentamento da pandemia por Covid-19 no Piauí”, diz a nota.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar