DestaqueGeralRegião

Federação dos Terreiros da Região de Picos realiza assembleia e aprova criação de subsede na Bahia

Na ocasião também houve a posse de um novo integrante da diretoria, uma vez que o secretário teve de se afastar por motivos pessoais.

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (31), a Federação dos Terreiros de Umbanda e Candomblé da Região de Picos aprovou a criação da subsede em Juazeiro na Bahia. A reunião foi realizada na sede da entidade, localizada na Rua Santo Antônio, n° 199. Dezenas de pais e mães de santo compareceram ao evento que tratou sobre a expansão da entidade.

FOTO: Boletim do Sertão

Na ocasião também houve a posse de um novo integrante da diretoria, uma vez que o secretário teve de se afastar por motivos pessoais.

O presidente da federação, Pai Bimba, relatou que a entidade tem crescido constantemente desde a sua fundação, contando com associados em vários municípios, caso esse de Juazeiro. Ele também destacou a necessidade de apoio, uma vez que as religiões de matriz africana ainda sofrem muito preconceito.

“Estamos atrás do apoio e ajuda para todos os pais e mães de santo. Quando sofremos um preconceito, vamos atrás dos nossos direitos, sabemos da lei que proíbe o preconceito religioso, e desde que a federação foi criada, já tomamos medidas acerca do assunto. É muito bom a criação dessa subsede, pois temos muitos filiados lá e o deslocamento era longe, então era necessário”, declarou.

O tesoureiro da Federação dos Terreiros de Umbanda e Candomblé da Região de Picos, Babalorixá professor André do Maranhão, destacou a necessidade de apoiar os associados.

“Nós estamos participando da assembleia para realizar a aprovação, lá tínhamos a necessidade de um local para acolher os associados, que ali estavam sem assistência, e hoje confirmamos a subsede da nossa federação na cidade de Juazeiro da Bahia. A subsede representa um apoio maior para os pais e mães de santo que estavam sem uma voz para falar por eles naquela região, onde eles necessitavam de uma entidade religiosa para representar o povo do Vale do São Francisco”, destacou.

O procurador jurídico, advogado Eduardo Serafim, explicou que o estatuto permite a expansão da federação.

“O nosso estatuto permitia o deslocamento da federação ou a criação de subsedes mediante um número significativo de filiados para que possamos representar. O amparo é legal, pois o estatuto permitia, então como essa assembleia extraordinária é prévia, teve um edital de convocação 15 anteriores a reunião, para que os membros em sua maioria absoluta se fizessem presente e aprovassem a criação”, pontuou.

FONTE: Boletim do Sertão

Comentários

Artigos relacionados

Fechar