CulturaDestaqueNoticias

Paixão para uns e ódio para outros: conheça as curiosidades do pequi

O que é pequi? Paixão para uns e ódio para outros, assim é o poder desse fruto do cerrado brasileiro muito usado e apreciado na culinnária.

Você sabe o que é pequi? Conhecido como o ouro do cerrado, o pequi é um fruto proveniente da árvore do pequizeiro. Com seu sabor forte e diferenciado, o pequi faz parte da culinária brasileira.

O pequi é um fruto típico do cerrado brasileiro, sendo muito apreciado nas regiões nordeste, centro oeste e no norte de Minas Gerais. Além da culinária, o pequi também tem uso medicinal, é um fruto rico em nutrientes, que auxiliam na saúde e bem estar do corpo.

Seu nome é de origem indígena, proveniente da língua Tupi Guarani. O fruto pertence à família das cariocáceas, pode ser encontrado nas regiões do Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará.

Bom para o coração

O pequi é um alimento muito benéfico para a saúde do corpo, pois, é rico em vitaminas A e C. E essas vitaminas possuem propriedades antioxidantes, que são muito importantes para o organismo.

Entre os benefícios comprovados do pequi, ser aliado do coração é um deles. Pois, graças aos ácidos graxos monoinsaturados presentes no pequi, o nível de LDL (colesterol ruim) é reduzido do organismo.

Portanto, evita o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, que causam doenças cardiovasculares como, infarto ou AVC, por exemplo.

Outro benefício para o coração é a combinação das vitaminas A e C e minerais como o potássio, presentes no pequi. Pois essa combinação ajuda a manter a pressão arterial equilibrada, ou seja, evita a hipertensão, mantendo a saúde do coração.

Bom para os olhos

O pequi também auxilia na saúde dos olhos, pois, possui vitamina A e é rico em carotenoides (caroteno, licopeno criptoxantina, zeaxantina, luteína e neoxantina). Sendo que juntos, atuam como antioxidantes, principalmente a luteína.

Então, esses antioxidantes, atuam nos evitando a degeneração macular e a catarata, que costumam ser causados por radicais livres.

Previne o câncer

De acordo com especialistas, uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, como o pequi, por exemplo, pode ajudar na prevenção de vários tipos de câncer.

Pois, combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo processo de degeneração dos tecidos do corpo, causando mutações, consequentemente, levando ao câncer.

Evita o envelhecimento

Como mencionado, a combinação entre nutrientes, minerais e vitaminas, presentes no pequi, ajudam a eliminar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Por isso, o fruto do pequi é tão benéfico, pois além de evitar o envelhecimento precoce da pele, ele ajuda a melhorar sua elasticidade.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Um estudo foi realizado durante a recuperação de lesões em atletas. Onde, a alimentação foi baseada em altas quantidades de pequi, como resultado, foi notada uma redução na inflamação das articulações e nos músculos, causados por treinos muito intensos.

Consumir com cuidado

O fruto do pequi possui duas partes que podem ser consumidas, a polpa amarela e macia que envolve seu caroço e a castanha que está dentro dele.

Porém, como mencionado anteriormente, o pequi deve ser consumido de forma cuidadosa, de preferência com as mãos, raspando levemente a polpa amarelada com os dentes. Mas, devido aos seus espinhos, nunca se deve morder o fruto do pequi.

Quanto à castanha dentro do caroço do pequi, ela deve ser consumida somente após o caroço secar por uns dois dias e ser torrado. Só assim se terá acesso à castanha, mas, apesar de ter propriedades benéficas para a saúde, não é tão usada na culinária.

Já a polpa, cozida, é bastante usada na preparação de pratos salgados. Por exemplo, pequi no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes e no leite. Além de ser muito usado no preparo de doces, sorvetes, azeite e licores.

Mas, não é só na culinária que o ouro do cerrado é usado, ele também pode ser encontrado na fabricação de produtos cosméticos.

Pois, o óleo do pequi possui alto poder de hidratação, que adicionado na produção de cremes e shampoos, promove hidratação e principalmente, facilidade em modelar cabelos cacheados, de forma natural. Portanto, o pequi ajuda a manter a pele hidratada e os cabelos bem definidos.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar