DestaqueGeralNoticias

Piauí registra 5 mortes provocadas por acidente de trabalho no primeiro mês de 2020

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), as mortes aconteceram nas cidades de Barras, União, Queimada Nova e Teresina.

Cinco mortes causadas por acidente de trabalho foram registradas entre os dias 1 e 30 de janeiro deste ano no Piauí, conforme dados divulgados pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE). De acordo com a auditora fiscal Flávia Lorena Lopes, as mortes foram causadas por queda e descarga elétrica.

A auditora diz que esse número é preocupante se comparado ao número de mortes registradas em decorrência de acidentes no ambiente de trabalho em anos anteriores, quando foram registradas 24 mortes em 2019 e 23 mortes em 2018, mesmo número registrado em 2017.

Auditora Fiscal do Trabalho Flávia Lorena Lopes — Foto: Reprodução / TV ClubeAuditora Fiscal do Trabalho Flávia Lorena Lopes — Foto: Reprodução / TV Clube

Auditora Fiscal do Trabalho Flávia Lorena Lopes — Foto: Reprodução / TV Clube

“Esses acidentes ainda estão sendo analisados, mas possivelmente o que faltou foram medidas de segurança como o uso de equipamento de segurança pessoal, pois atividades em uma determinada altura e que envolvam risco de choque elétrico, existe um cuidado muito maior que qualquer outra atividade, porque acidentes nesses casos são fatais”, explicou.

Ainda de acordo com a auditora fiscal do trabalho, um dos possíveis fatores identificados que podem contribuir para o aumento no número de mortes, é a flexibilização das normas de trabalho e das relações trabalhistas.

“Depois da reforma trabalhista e da liberação da terceirização, que ocorreu em 2017, impactou diretamente no número de mortos no trabalho, porque essa é uma situação que a gente já vinha discutindo desde a época da discussão da reforma, pois a gente já tinha dados que a cada dez trabalhadores mortos por acidente de trabalho, sete eram terceirizados”, informou.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar