CulturaDestaqueGeralNoticias

Piauí é o estado brasileiro onde os casamentos duram mais tempo, diz IBGE

A média de duração dos casamentos no estado é de 17,6 anos, quase quatro anos a mais do que a média nacional, de 13,8 anos.

Piauí é o estado brasileiro onde os casamentos duram mais, diz IBGE — Foto: Reprodução/RPC

O Piauí é o estado onde os casamentos duram mais tempo no país, segundo um estudo sobre as estatísticas de Registro Civil 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média de duração dos casamentos no estado é de 17,6 anos, quase quatro anos a mais do que a média nacional, de 13,8 anos.

A pesquisa demonstrou ainda que, entre 2009 e 2019, a duração média dos casamentos caiu em todos os estados do Brasil. Em 2009, os casamentos no Piauí duravam em média 19,9 anos. Na época, a média brasileira era de 17,5 anos.

Separações

Pesquisa também revelou dados sobre separações de casais — Foto: Getty Images

Pesquisa também revelou dados sobre separações de casais — Foto: Getty Images

Ainda segundo o IBGE, a maioria dos casamentos no Piauí acaba nos primeiros 10 anos. Em 2019, 35,8% das separações aconteceram nesse período. Apesar do crescimento, o estado registrou a menor taxa de divórcios do país nos primeiros 10 anos de casamento.

Entretanto, o estado tem a maior proporção de separações entre os 20 e 25 anos, e a segunda maior taxa de divórcios após os 26 anos de união. 27,7% dos casamentos terminam nesse período.

A pesquisa também mostra que as pessoas estão casando cada vez mais tarde no Piauí. Em 2009, os homens do estado casavam aos 29,9 anos em média e as mulheres aos 26,7 anos. Em 2019, os homens tinham uma média de 31,3 anos ao casar, enquanto as mulheres tinham cerca de 28,5 anos.

A média de idade em que as separações acontecem é de 45,4 anos para homens e 41,6 para as mulheres.

Casamentos na pandemia

Welly Stefani e Suyane Vieira durante a cerimônia simbólica — Foto: Arquivo Pessoal /Welly Stefani

Welly Stefani e Suyane Vieira durante a cerimônia simbólica — Foto: Arquivo Pessoal /Welly Stefani

Em 2020, as recomendações de distanciamento social, que impossibilitou as aglomerações de pessoas, atrapalhou diversos matrimônios. Mesmo assim, vários casais piauienses driblaram a pandemia para conseguir se unir pelo matrimônio.

G1 acompanhou algumas dessas histórias: teve casamento drive-in, vídeo-conferência e cerimônia no quintal.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar