DestaqueNoticiasPolítica

Juiz cassa mandato de Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos

O Juiz Eleitoral de São João do Piauí, Mauricio Queiroz Machado, da 20ª Zona Eleitoral, cassou o mandato do prefeito reeleito do município, Gil Carlos Modesto Alves (PT). Em 2016, Gil Carlos disputou as eleições contra o candidato do PROS, Alexandre Mendonça.

A coligação “O Poder é do Povo” encabeçada por Alexandre Mendonça,ajuizou duas ações contra o prefeito reeleito: uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), em que acusavam o candidato vitorioso de abuso do poder econômico e pediam a cassação do prefeito.

O Ministério Público havia emitido um parecer favorável à cassação do mandato do prefeito Gil Carlos. O parecer, por sua vez, foi recebido pelo Juiz Eleitoral Mauricio Queiroz Machado, que julgou procedente e cassou o prefeito reeleito Gil Carlos e o seu vice Dante Quintans, na manhã de hoje, 13.

Da decisão do juiz da 20ª Zona Eleitoral que cassou o prefeito e o vice-prefeito cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O Juiz Mauricio Queiroz Machado é o primeiro juiz eleitoral a cassar um prefeito eleito e reeleito, em São João do Piauí. Em 2012, o Ministério Público também deu parecer favorável pela cassação de Gil Carlos Modesto Alves (PT), mas o Juiz Eleitoral, à época, Edvaldo de Sousa Rebouças, rejeitou o parecer e julgou pela improcedência da denúncia.

O prefeito Gil Carlos também é presidente da Associação Piauiense de Municípios – APPM.

Por Mikeias di Mattos/Bancada Brasil, com informações do Portal Mandacaru | Portal Notícias de Uruçuí

Comentários

Artigos relacionados

Fechar