DestaqueNoticiasPolicia

Aumenta o número de apreensões de drogas e armas no Piauí

Drogas sintéticas (ecstasy e LSD) se destacam. No ano de 2018, sequer houve apreensões de LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico), substância fabricada em laboratório. Já este ano, cerca de 81 micro-selos da droga foram apreendidos.

Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) tem deflagrado inúmeras operações para o combate ao tráfico de drogas no Estado. De janeiro até novembro de 2019, já foram apreendidos 185 quilos de maconha. As drogas sintéticas, produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas, lideraram parte dos aumentos.

No ano de 2018, sequer houve apreensões de LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico), substância fabricada em laboratório. Já este ano, cerca de 81 micro-selos da droga foram apreendidos. Este aumento também foi para o ecstasy, de acordo com a DEPRE, no ano passado foram apreendidos 7 comprimidos da substância psicotrópica, e para este ano, já são 493 unidades.

“Começamos a trabalhar agora a questão da droga sintética aqui em Teresina, principalmente porque é utilizada por pessoas com uma condição financeira mais elevada”, disse Eduardo Aquino, delegado.

Foram 45 quilos de cocaína retirados de circulação até o mês de novembro. Em 2018, no mesmo período, a quantidade era de 310 quilos da droga. No entanto, há uma semana, a Polícia Civil do Piauí apreendeu mais de uma tonelada da droga pura na zona Norte de Teresina, configurando também a maior apreensão da história do Piauí. O que faz subir de forma vertiginosa esse cálculo.

2019 teve 58 armas apreendidas

O surgimento desses entorpecentes está intimamente relacionado com a circulação de armas de fogo e outros crimes. Junto com os entorpecentes, o número de armas apreendidas também cresceu.  Já são 58 este ano, no ano passado, cerca de 49 armas foram retiradas do controle de traficantes.

As ações de coibição realizadas pelos diversos comandos de segurança resultaram ainda em mais de 400 prisões por tráfico de drogas no Piauí em 2019.  Até o momento, os inquéritos policiais instaurados passam de 450 em investigação. Quanto aos usuários, 112 pessoas foram presas.

“Se a gente comparar as apreensões da DEPRE no ano de 2018, com ano de 2019, vamos dizer que houve um aumento em termos de  todos os tipos de apreensões de drogas. Bem como, no aumento na quantidade de pessoas presas”, afirma o delegado.

Dezenas de operações foram deflagradas em todas as zonas da cidade. A capital tem o maior número de casos, por ser a cidade mais populosa. “A zona Sul e zona Norte são líderes na quantidade de prisões e apreensões. O que não deixa a na zona Leste fora dessa faixa, pois já fizemos grandes apreensões de drogas sintéticas”, contou o delegado.

No mês de outubro, um traficante foi preso na zona Leste com mais 460 comprimidos de ecstasy, 13 volumes de maconha, nove micro-selos de LSD e um pacote da droga conhecida como MD, dentre outras formas da planta cannabis sativa, como cânhamo e sementes, durante operação deflagrada como  ‘Operação Noctuam’, considerada a maior apreensão de drogas sintéticas do Piauí.

“No entanto, sem dúvida, pelo que a gente pode constatar, a zona Norte e zona Sul são zonas de maior concentração de entorpecentes”, disse Eduardo Aquino.

Por cidade, o delegado destaca as duas maiores, respectivamente, Parnaíba e Picos. “Pelo porte das cidades e sem dúvida a quantidade de pessoas na região. Picos, por ser entroncamento, e o litoral, por ser localizado próximo a grandes polos, como Ceará e Maranhão”, explicou Aquino.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar