DestaqueNoticiasRegião

Sete municípios do Piauí registram as maiores temperaturas do país; confira

Independente do termo que utilizem, é normal neste período do ano ter bolhas de calor no Sul, principalmente na faixa do Cerrado”, informou.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Sete municípios do Piauí registraram a maiores temperaturas do país na segunda-feira (21). Em relação à umidade relativa do ar, Bom Jesus foi o município com o menor índice do país, com apenas 14%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, entre as 20 cidades com as maiores temperaturas, estão sete do Piauí. Oeiras registrou 41°C, ficando em terceiro lugar no país perdendo apenas para Balsas com 41.3°C e Carolina com 41.1°C, ambas no Maranhão.

O Instituto informou que até o dia 28 de agosto a previsão é de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.

Já o Climatempo informou que o país enfrenta uma onda de calor, devido a uma grande massa de ar quente e seco que ganha força sobre o Brasil e deve fazer o mês de agosto registrar temperaturas mais altas.

O climatologista Werton Costa disse que essa onda de calor é normal e que deve afetar principalmente o Sul do Estado “Na verdade, segundo a previsão da Clima Tempo, essa suposta onda de calor atinge o extremo Sul do Piauí. Independente do termo que utilizem, é normal neste período do ano ter bolhas de calor no Sul, principalmente na faixa do Cerrado”, informou.

Cidades do Piauí na lista com as maiores temperaturas:

  1. Oeiras com 41°C
  2. Bom Jesus do Piauí com 40.8°C
  3. Alvorada do Gurguéia com 40.4°C
  4. Floriano com 40.4°C
  5. São João do Piauí com 40.2°C
  6. Picos com 39.5°C
  7. São Raimundo Nonato com 39.4°C

Além de altas temperaturas, também estão sendo registradas baixas umidades relativas o ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível considerado o ideal vai de 60 a 80%.

A cidade piauiense de Bom Jesus foi a que registrou a menor umidade relativa do ar do país com 14%.Também aparecem na lista as cidade de Alvorada do Gurguéia, Gilbués, Oeiras e Paulistana com 15%, além de São Raimundo Nonato com 16%, Canto do Buriti e São João do Piauí com 17%.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar