DestaqueNoticiasPolicia

Número de roubos a bancos voltou a crescer no Piauí em 2020, diz Polícia Civil

Número de roubos a banco vinha caindo desde 2015, mas voltou a subir em 2020. Em 12 dos 20 casos ocorridos em 2020, os criminosos usaram explosivos para arrombar agências.

Criminosos explodem agência bancária em Teresina (foto de arquivo) — Foto: Divulgação/PM

O Piauí registrou 20 roubos a instituições financeiras em 2020, segundo as estatísticas do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) divulgadas nesta terça-feira (12). Comparado ao ano anterior, os casos dobraram e mostram crescimento após anos em queda. De acordo com os dados, entre 2015 e 2019, a queda foi de 81%.

Ainda segundo o Greco, mais da metade dos casos de assaltos a banco que ocorreram em 2020 foram cometidos entre os meses de setembro e novembro. Dos 20 casos, 13 ocorreram em Teresina. Os demais ocorreram em UniãoEliseu MartinsMiguel AlvesAltosAlagoinha do PiauíMurici dos Portelas e Piripiri.

O delegado geral de Polícia Civil Lucy Keyko comentou que o fenômeno aconteceu com outros indicadores de violência, como o de mortes violentas. Os dados integram o anuário da Polícia Civil.

“Vários fatores são elencados, entre nós do meio policial, como possíveis causas [para o aumento]. Soltura de presos, aumento de facções criminosas… Mas é um diagnóstico que nós ainda estamos fazendo”, disse o delegado.

Crimes contra instituições financeiras em 2020, no Piauí
CrimesJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro0123456
Fonte: Greco/ Polícia Civil do Piauí

Em 12 dos 20 casos ocorridos em 2020, os criminosos usaram explosivos, método que destrói a agência bancária e deixa a população sem o serviço, até que o prédio seja reconstruído.

Em alguns casos os assaltantes atiram pelas ruas para amedrontar a população, como ocorreu em Teresina. Outras ocorrências envolveram o uso de pessoas como reféns, como em Miguel Alves.

G1 acompanhou alguns destes casos durante o ano. Veja abaixo os principais:

Teresina

Vídeo mostra casa onde família de gerente de banco foi mantida presa durante sequestro

8 de Julho: criminosos sequestraram a família do gerente de um banco de Teresina e ameaçaram vestir uma criança com um colete com falsos explosivos, para ameaçar o resto da família e conseguir dinheiro do banco com o pai. A família foi sequestrada e mantida em cárcere privado, a mãe e duas crianças de 7 e 10 anos, em uma casa na zona rural de Teresina.

17 de agosto: bandidos explodiram dois caixas eletrônicos que ficavam em um ponto de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, na madrugada desta segunda-feira (17), em Teresina. Os explosivos destruíram completamente o interior da agência. Ninguém foi preso.

Moradores filmam bandidos fugindo após roubo a banco na Zona Leste de Teresina

4 de setembro: um depósito de alimentos de um supermercado, localizado na Avenida Joaquim Nelson, Zona Sudeste de Teresina, foi invadido e explodido na manhã desta sexta-feira (4). A Polícia Militar ainda não sabe se o grupo explodiu um cofre ou um caixa eletrônico no local.

4 de outubro: bandidos armados renderam o vigia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, localizado no Bairro Cabral, Zona Norte de Teresina, na madrugada deste domingo (4). Em seguida, eles explodiram caixas eletrônicos que ficavam no local.

Explosão no Banco do Brasil da Av. João XXIII deixou vidraria da fachada destruída — Foto: Reprodução/Whatsapp

Explosão no Banco do Brasil da Av. João XXIII deixou vidraria da fachada destruída — Foto: Reprodução/Whatsapp

22 de novembro: bandidos invadiram a agência do Banco do Brasil na Rua Treze de Maio, Centro de Teresina, durante a madrugada. Portas de vidro e pelo menos dois caixas foram danificados. A perícia criminal esteve no local e constatou que nenhuma quantia em dinheiro foi levada.

Criminosos usaram explosivos, destruíram vidros e danificaram caixas eletrônicos em Teresina — Foto: Divulgação/PM

Criminosos usaram explosivos, destruíram vidros e danificaram caixas eletrônicos em Teresina — Foto: Divulgação/PM

22 de novembro: no mesmo dia, outra agência do Banco do Brasil, desta vez na Avenida José Francisco de Almeida Neto, bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste da capital, também foi invadida. Segundo o 8º Batalhão da PM, os bandidos arrombaram a agência e tentaram violar um dos caixas, mas há indícios de que eles não conseguiram levar dinheiro.

Miguel Alves: reféns na rua

Vídeo mostra reféns sendo rendidos antes de assalto a banco no Piauí

4 de outubro: Bandidos armados com fuzis e explosivos arrombaram e explodiram terminais de autoatendimento do Banco do Brasil de Miguel Alves, cidade que fica a 110 km de Teresina, na madrugada deste domingo (4). De acordo com a Polícia Militar, várias pessoas foram feitas reféns e o local permaneceu com explosivos não detonados.

Altos: crime na secretaria de saúde

6 de novembro: Quatro homens explodiram, na madrugada desta sexta-feira (6), um caixa eletrônico que fica no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Altos, cidade a 37 km de Teresina. De acordo com a polícia, os criminosos renderam três seguranças durante a ação.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar