DestaqueGeralNoticias

Casos suspeitos de sarampo são investigados no Piauí e órgãos de saúde estão em alerta

A Sesapi e Fundação Municipal de Saúde de Teresina estão intensificando treinamento de profissionais da área para agilizar a identificação de casos suspeitos.

Vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos cinco casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados no Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), pessoas com sintomas vindas de outros estados estão sendo monitoradas.

“São casos que vieram de São Paulo, que é um estado de risco da doença. Nós temos casos atendidos do Maranhão e de Floriano, além de dois casos de Teresina. Eles estão sendo investigados e foram coletados os materiais dos pacientes”, explicou a Amália Costa, coordenador de Epidemiologia da Sesapi.

Já foram constatados casos de sarampo nos estados de São Paulo, Roraima, Pará, Santa Catarina e Amazonas. Os principais sintomas da doença são: febre, tosse seca, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas sem coceira.

Os casos suspeitos da doença chamam a atenção das autoridades no Piauí. A Sesapi e Fundação Municipal de Saúde de Teresina estão intensificando treinamento de profissionais da área para agilizar a identificação de casos suspeitos.

“A única forma de prevenção é a vacina. A primeira dose é aplicada na criança com 12 meses e reforço com 15 meses. As pessoas que não foram vacinadas basta procurar a sala de imunização das unidades de saúde. Estamos recebendo as vacinas do Governo Federal e já estamos começando a distribuição nas 104 salas, que devem ser abastecidas até terça-feira (6)”, destacou a diretora de Vigilância de Saúde da FMS, Amariles Borba.

Fonte: G1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Fechar