DestaqueGeralNoticias

Bancos vão deixar de operar com TED e DOC até fevereiro de 2024

Motivo é o desinteresse do público pelas operações após o surgimento do PIX.

Bancos deixarão de operar com DOC e TEC | Agência Brasil

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira, 4, que os bancos deixarão de disponizar aos clientes a modalidade de pagamento via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas e também a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita especialmente para empresas destinado a pagamento de benefícios de funcionários. A data de extinção é 29 de fevereiro de 2024.

Segundo a entidade, o motivo da decisão é o desinteresse do público que, ao longo dos anos, reduziu significativamente o uso dessa forma de pagamento, criado em 1985 pelo Banco Central.

De acordo com a Febraban, os usuários preferem as formas mais rápidas e mais baratas de transferência de dinheiro, especialmetne depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que a finalidade é melhorar a conveniência para os clientes.

“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC, quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”, disse.

Pesquisa

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento aponta que em 2022, as transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,07 bilhões de operações realizadas.

No Brasil, o Pix, que não tem custo e é instantâneo, é campeão das operações. Ele é seguido por outras modalidades de pagamento de menor custo aos clientes.

Em 2022, segundo dados do Banco Central, foram feitas 24 bilhões de transações via Pix; 18,2 bilhões pelo cartão de crédito; 15,6 bilhões, cartão de débito; 4 bilhões por boletos; 1,01 bilhão via TED; 202,8 milhões, cheques; 59 milhões via DOC.

Além do DOC, a Febraban também serão extintas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar