DestaqueGeralNoticias

Março será o mês que registrará mais chuvas no Piauí, aponta Semar

"Mesmo que chova abaixo da média, ainda será um mês chuvoso", diz Sônia Feitosa, meteorologista.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), divulgou nesta segunda-feira, 01 de março, um boletim climático referente aos próximos três meses no estado. Os dados destacam que o acumulado de chuva do trimestre corresponde, historicamente, a mais de 50% da precipitação média anual para o norte da Região Nordeste.

O documento aborda a análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas em janeiro e fevereiro de 2021 e o resultado dos modelos de previsão sazonal de precipitação para o trimestre, que indicam uma maior probabilidade dos totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no extremo norte do Piauí.

No trimestre analisado, historicamente as chuvas são mais volumosas nas regiões centro-norte e norte, sendo março o mês mais chuvoso, ao tempo em que a partir de março partem para o declínio, no sul do estado. “Mesmo que chova abaixo da média, a previsão aponta que vai ser de normal a abaixo. Mesmo que seja assim, ainda será um mês chuvoso. Na região Centro Norte e Norte será dentro da normalidade. No Sul do estado é que estará abaixo”, diz Sônia Feitosa, meteorologista da Semar.  Em se tratando de temperatura, de modo geral, a previsão indica que as temperaturas vão variar de normal a acima do normal para o Piauí.

Foto: Divulgação/Semar

Norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados dentro da faixa normal climatológica1 (dentro da média histórica).

Centro-norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica).

Sudeste/Sudoeste – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica).

O boletim traz ainda as perspectivas das chuvas no estado referente aos meses passados. Nesse quesito, os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 apresentaram acumulados de chuva abaixo da média histórica em todas as regiões ambientais do Piauí.

FONTE: Meio Norte

 

Comentários

Artigos relacionados

Fechar