DestaqueGeral

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa dia 1° de maio

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) dará início em maio à primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano. A vacinação acontecerá de 1° a 31 e a certificação seguirá até 15 de junho.

De acordo com o médico veterinário da Adapi em Picos Edilton Pedro da Silva, entre as metas propostas pelo órgão, além de palestras, está a visitação às propriedades de risco para que os criadores tenham consciência da necessidade de todo o rebanho bovino receber a imunização, tanto contra a febre aftosa quanto contra a brucelose, sendo a última direcionada somente a fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade.

Edilton Pedro da Silva - Foto: Fabrício Sousa
Edilton Pedro da Silva – Foto: Fabrício Sousa

“Hoje o Piauí é uma zona livre de febre aftosa com vacinação. E em reunião realizada em Teresina foi discutido que no segundo semestre haverá a sorologia dos animais por amostragem nas propriedades para comprovar a imunização”, disse o veterinário.

Constatando-se que estes animais estão imunes, a partir de novembro serão vacinados contra a febre aftosa animais bovinos com até dois anos, acima dessa idade não haverá necessidade. A imunização contra a brucelose também é necessária, devendo ser administrada somente uma vez na vida do animal.

O criador que não vacinar seu rebanho estará sujeito a implicações que vão desde a aplicação de multas até a inviabilidade de compra, venda e movimentação dos animais até que a situação seja regularizada.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar