DestaqueNoticiasRegião

Hospital de Oeiras tem apenas 3 vagas de UTI para pacientes com Covid-19

Segundo a diretora clínica da unidade de saúde, a taxa de ocupação é maior que a registrada durante o pico da doença, em julho e agosto do ano passado.

O Hospital Regional Deolindo Couto, localizado no município Oeiras, tem apenas três vagas disponíveis Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A informação foi divulgada pela diretora clínica do hospital, Alice Coelho, em entrevista à TV Clube nesta terça-feira (2).

O hospital conta com nove leitos de UTI, mas seis estão ocupados. Além disso, dos 24 leitos clínicos, 23 estão sendo utilizados.

Segundo a diretora, a ocupação dos leitos já é maior que a registrada durante o pico da pandemia em 2020, nos meses de julho e agosto.

“A situação que vivemos é essa. Em relação aos leitos clínicos, é uma ocupação maior do que registrada em 2020. Teve momentos que pacientes tiveram que ser transferidos pela falta de leitos”, disse.

Hospital Deolindo Couto em Oeiras — Foto: Foto: Antônio Rocha

Hospital Deolindo Couto em Oeiras — Foto: Foto: Antônio Rocha

“Hoje vemos uma novidade, em 2020 a maioria dos nossos pacientes, seja de leitos clínicos ou de UTI, eram acima de 50 anos. Agora, os pacientes da enfermaria tem menos de 50 anos e, na UTI, mais de 50% tem menos de 35 anos”, informou a diretora clínica.

Caso o hospital tenha 100% dos leitos ocupados, a instituição não conseguirá ampliar leitos e o ideal, segundo a diretora, será a transferência dos pacientes para outros hospitais. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) comunicou que novos leitos devem ser instalados no Deolindo Couto.

Falta de leitos no Piauí

Novos leitos para tratamento da Covid-19 foram instalados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina, e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, entre segunda (1) e terça-feira (2).

Além disso, o secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, informou que novos leitos devem ser instalados em Piripiri e Oeiras nos próximos dias. Contudo, o gestor afirmou que a capacidade do estado de ampliar o número de leitos de UTI e enfermaria para combater a Covid-19 é limitada.

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, por exemplo, está com seus 54 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados, de acordo com a prefeita da cidade, Jôve Oliveira. A unidade de saúde, que atende 22 municípios, possui 39 leitos clínicos e 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar