DestaqueEntretenimentoNoticias

Ópera consagra Serra da Capivara com arte e tecnologia; confira fotos!

O local com o maior número de sítios arqueológicos das Américas e de rica biodiversidade, no meio da Caatinga, recebeu um evento que agregou turismo, cultura e economia. A primeira edição da Ópera da Serra da Capivara levou ao anfiteatro Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, espetáculos de teatro, dança, música, imagem e cores, em apresentações ecléticas, que ressaltaram a beleza desse cenário natural. A ópera foi realizada de 27 a 29 de julho e reuniu um público de 1.300 pessoas por noite.

Os espetáculos a céu aberto valorizaram o monumento da Pedra Furada, proporcionando ao público diferentes emoções. O “Ato ancestral”, show que abriu todas as noites do evento, foi apresentado pelo corpo de baile da Escola de Dança Lenir Argento. O balé recontou a história do homem americano, do ancestral ao contemporâneo, conduzido pelo DNA humano até desprender-se da sua biologia, da invenção do fogo à fabricação de instrumentos.

Cada noite do evento teve um tema característico, que serviu de inspiração para a iluminação da Pedra Furada. Por meio do recurso gráfico do vídeo mapping, o monumento se tornou protagonista da ópera. O acesso ao evento foi limitado devido à capacidade do parque, que está numa área de preservação ambiental.

“Esse evento veio para fazer parte do calendário cultural do Piauí e nós queremos que, a cada ano, mais pessoas possam participar. É uma grande oportunidade de proporcionar arte, incentivar a economia e também o turismo”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

A última noite da Ópera contou com a apresentação da Cantata Gonzaguiana com a Orquestra Sinfônica de Teresina e João Cláudio Moreno, show que mistura música popular brasileira com o som erudito. Chico Terto com o espetáculo “Para além das estrelas”, baseado em trilha sonora original, apoiou-se na geografia natural do local e por meio de elementos de palco, sons, música e luz, fez uma recriação do testemunho das experiências culturais das Américas. O grupo Brilho do Sol, de São Raimundo Nonato, apresentou “A dança do vaqueiro” e Nicolas Krassik encerrou o evento com show vibrante.

A Ópera da Serra da Capivara é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com apoio da Prefeitura de São Raimundo Nonato.

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Ópera da Serra da Capivara

Última noite do Festival Ópera Serra da Capivara

Festival Ópera Serra da Capivara

Festival Ópera Serra da CapivaraFestival Ópera Serra da Capivara

Festival Ópera Serra da Capivara

FONTE: CCOM

Comentários

Artigos relacionados

Fechar