DestaqueEducaçãoGeralNoticias

No Piauí, idosa de 72 anos faz prova do Enem pela terceira vez: “não desisti”

Dona Aldenora da Conceição, que é costureira, revelou que deseja cursar Moda no ensino superior e vira exemplo de força de vontade.

Sonhos, quando são verdadeiros, não envelhecem! Que o diga a Dona Aldenora da Conceição. Aos 72 anos de idade, a idosa veio ao Campus do Pirajá, da Universidade Estadual do Piauí neste domingo (05) para fazer as provas do Enem. É a terceira vez que a costureira se inscreve para o exame. E o sonho dela é cursar Moda no ensino superior. Porém, quando era mais jovem, o curso dos sonhos era outro.

Dona Aldenora da Conceição, de 72 anos, veio fazer as provas do Enem e quer cursar Moda. - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIA

Dona Aldenora da Conceição, de 72 anos, veio fazer as provas do Enem e quer cursar Moda.

Olha, o curso que eu queria alguns anos atrás era Administração. Mas, a essas alturas, a gente não pode sonhar mais (risos). A gente vai só caminhando. Agora penso em estudar Moda, que é com que eu trabalho atualmente, com costura

Aldenora da ConceiçãoCostureira

Apesar da força de vontade, Dona Aldenora encontrou dificuldades durante o tempo de preparação para o Enem. Afinal, além dos estudos, a idosa tinha que continuar trabalhando e cuidando dos afazeres domésticos. “É difícil, viu? É bem complicado (estudar e trabalhar ao mesmo tempo). Mas a gente tira sempre uns 10 minutinhos para a gente se dedicar, num é mesmo. Durante o dia, faz uma leitura. E é assim que estou aqui no Enem pela terceira vez”, conta.

Em uma das edições em que fez a prova, Dona Aldenora teve problemas com a documentação que a impediram de se classificar no exame. “Antes, (a não classificação) foi por causa de documentação do ensino médio, que teve um problema na Educação e aí não me deram conta dos papéis. Agora vai dar certo, não vou cometer o mesmo erro do passado eu vou fazer e continuar tentando“. E conclui:

Enquanto a gente estiver vivo, acho que é bom a gente não parar! Não desistir!

Dona AldenoraUm exemplo de força de vontade

Números gerais do Enem no Piauí

Dona Aldenora é uma dos quase 100 mil inscritos para fazer o Enem aqui no Piauí. O Estado registrou um aumento de 12% em relação ao número de inscritos do ano passado. A aplicação de provas acontecerá em 288 pontos, distribuídos por 33 municípios piauienses.

Campus da UESPI no P - ()

Campus da UESPI no P

Provas deste primeiro dia de Enem

A primeira etapa da prova contempla os conteúdos de Ciências Humanas (disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia), Linguagens (português, interpretação de texto, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes e educação física) e Redação. Já o segundo dia de aplicação da prova, 12 de novembro, contemplará conteúdos de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e Matemática.

A redação, que é um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política, é uma das maiores preocupações dos candidatos. Os temas da redação do Enem costumam pegar muita gente de surpresa, seja pela imprevisibilidade ou pela complexidade da abordagem no texto.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar