DestaqueNoticiasPolítica

Senador Ciro Nogueira diz que, hoje, Bolsonaro ‘não seria reeleito’

Para o parlamentar, o principal fator para eleger ou reeleger um presidente da República é a economia, e ele se mostra otimista quanto ao crescimento econômico do país.

FOT): Reprodução

Um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), disse que, se as eleições presidenciais acontecessem hoje, o atual chefe do Executivo Federal “não seria reeleito”.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Ciro Nogueira, que integra a ala governista na CPI da Covid, avaliou que atualmente o cenário está desfavorável a Jair Bolsonaro, mas acredita que, no próximo ano, quando as eleições ocorrerão de fato, a realidade tenderá a ser mais benéfica para o atual presidente.

“O presidente está no pior momento por conta da situação do país. As pessoas estão com muita dificuldade de se alimentar. Estamos num momento difícil, só que o Brasil vai crescer perto de 5% neste ano”, declarou o senador.

Para o parlamentar, o principal fator para eleger ou reeleger um presidente da República é a economia, e ele se mostra otimista quanto ao crescimento econômico do país.

Em 2020, o PIB (Produto Interno Bruto brasileiro) caiu 4,1% – o pior desempenho em 24 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para 2021, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) projeta que o PIB do país irá crescer 3,7% e, em 2022, o crescimento projetado é de 2,5%.

CPI da Covid

Membro da CPI da Covid que investiga a gestão do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus, Ciro Nogueira disse que está sendo elaborado um relatório paralelo com a visão do governo para ser apresentado no âmbito da Comissão. O político salientou que, embora acredite que “a maioria da população apoia as teses da oposição”, Nogueira já presenciou muita CPI e afirmou saber “que quando há dois lados, não há resultado significativo”.

“CPI dá resultado quando tem um escândalo, uma gravação, um inquérito da Policia Federal ou do Ministério Público que não deixe dúvidas”, declarou o parlamentar, ressaltando que o “quadro político do país tem uma culpa muito grande” para o atual cenário vivenciado pelo Brasil, com mais de 460 mil mortos por covid-19 desde o início da pandemia em março do ano passado.

Ciro Nogueira afirmou que é contra as cenas de aglomeração provocadas por Jair Bolsonaro e que já tentou evitar que o presidente faça isso, “mas ele é uma figura muito impulsiva”. “Sempre tenho dito que ele tem que dar o exemplo. Eu sou favorável ao uso de máscara e distanciamento”, contou.

Filiação ao PP

Sem partido desde que deixou o PSL em 2019, legenda que o elegeu, e após o fracasso na tentativa de criar uma nova sigla, o Aliança Pelo Brasil, Jair Bolsonaro não deverá se filiar ao Progressista, é o que acredita Ciro Nogueira.

Ao jornal, o parlamentar declarou que o “natural é ele ou retornar para o PSL ou ir para um partido menor. Não vejo perspectivas de ele ir para o Progressista ou qualquer partido desse tamanho, por conta da questão do comando dos estados”.

Fonte: BOL

Comentários

Artigos relacionados

Fechar